Olá pessoal!

Continuando o período de novidades já descrito pelo nosso querido menino Paulucci, agora é a minha vez de falar para vocês um pouquinho sobre a nova proposta da Escola do Futuro para as capacitações do AcessaSP. Mas antes de tudo melhor me apresentar, não?

Sou a Renata e desde setembro de 2005 trabalho no Programa de Capacitação Continuada do Acessa aqui na EF. Cheguei bem quando o Programa optou por começar a investir em treinamento também para os monitores dos postos municipais, o que tornou nossa escala de capacitação muito mais complexa.

A logística era um grande desafio para mim e para os gestores: tínhamos que escolher uma cidade sede que pudesse receber os participantes e apoiar o treinamento com toda a infra-estrutura necessária; montar os grupos considerando as distâncias que os monitores poderiam percorrer; dividir os capacitadores entre as turmas de forma que pudéssemos cumprir um cronograma previamente acordado com a Coordenação; elaborar um conteúdo que atendesse às expectativas e necessidades dos monitores e usuários…entre algumas outras tantas providências.

O resultado disso tudo? Um ano intenso de produção e gerenciamento dos treinamentos. Ao todo, mais de 2500 pessoas passaram pelos cinco módulos de capacitação… 70 horas de investimento na formação dos monitores! Falamos desde os processos mais básicos do cotidiano desse trabalho até às formas de atendimento de pessoas com deficiência em nossos postos ? passando pelo governo eletrônico e produção colaborativa.

E então, muita poeira, horas intermináveis em ônibus, mochilas carregadas de apostilas e prazerosos encontros presenciais depois, a equipe de capacitação tem agora um novo desafio: levar aos monitores um módulo totalmente a distância..

Não vou me ater muito ao tema porque isso faz parte da própria estratégia de apresentação do conteúdo aos participantes. O que eu acho bacana ressaltar é que esse módulo foi todo estruturado num ambiente virtual de aprendizagem que é a referência mundial em educação a distância atualmente, o Moodle.

É por meio dele que os monitores irão acessar os conteúdos, participar de fóruns para troca de informações e construção de conhecimento, checar o aproveitamento das leituras sugeridas e principalmente, interagir com todos os participantes, sejam eles os professores ou os alunos. Aliás, a interatividade é um dos grandes diferenciais da EaD e o que fez com que ela, possivelmente, se tornasse esse fenômeno mundial.

A sociedade do conhecimento exige cada vez mais com que as pessoas se reciclem, a fim de não ficarem à margem do mercado de trabalho e da qualificação profissional. Os cursos a distância muitas vezes podem ser as grandes oportunidades para que as pessoas se atualizem, com a grande vantagem de poder escolher hora e local mais adequados. Sendo assim, a equipe de capacitação e o AcessaSP esperam oferecer aos monitores a chance de se familiarizarem com a ferramenta, a fim de que esse seja o primeiro de uma série de cursos virtuais que poderão realizar.

Para finalizar, só é preciso lembrar que curso a distância requer disciplina. Como já disse o Professor Litto ? um dos pioneiros em EaD no Brasil ? em uma entrevista ao Estadão, ?…aprender à distância não é para todo mundo. EaD é para o aluno altamente motivado, disciplinado e organizado na realização dos deveres, com muita autonomia e que já tenha aprendido a aprender?. Sendo assim, finalizo afirmando que a equipe de capacitação acredita no comprometimento dos monitores e está empenhada em fazer desse módulo uma experiência significativa para a sua formação profissional. Nos vemos por lá!

PS:
1) Sei que alguns monitores irão pensar ou perguntar, então já adianto: não, não é o fim dos encontros presenciais. É só mais uma forma de interagirmos.

2) Pensando na quantidade de viagens que fizemos, não posso deixar de agradecer aos meus companheiros de equipe pela dedicação e bom humor mesmo em momentos nem tão divertidos assim: Erica, Jackson (Elfo), Umberto, Marcello, Felipe, Verô e Luciane, obrigada!

3) Agradecimento mais que especial para uma equipe que contribuiu grandemente e de forma significativa para o sucesso das nossas capacitações: todos os queridos gestores que trataram de atender nossas demandas “malucas” (Akira, Michele, Silvana, Virno, Celsinho, Favaleça, Margarida, Rafa e Rossini), o suporte da Soninha e a orientação e apoio da Maria Amélia. Muito obrigada mesmo!

Bjs e até a próxima!