(11/04/07 – Folha) Tentativas de fraudes perdem espaço para worms entre janeiro e março, se comparado com 2006; ataques contra servidores crescem 43%.

As tentativas de fraudes onlines registradas durante o primeiro trimestre de 2007 tiveram queda de 36%, se comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

Nos três primeiros meses de 2007, foram 7.691 tentativas de fraundes online. No mesmo período do ano passado, elas atingiram 12.099.

As fraudes contabilizaram por 13% das ameaças na internet brasileira – ataques que buscam portas abertas em micros ficaram na segunda posição, com 21%, enquanto worms mantiveram sua liderança entre as ameaças, com 64% dos alertas.

No sentido contrário, o CERT.br aponta para o aumento de 43% nos ataques a servidores online, que registraram 165 relatos ao órgão, responsável por monitorar a segurança da internet brasileira.

A analista de degurança do CERT.br, Cristine Hoepers, afirma que os ataques exploram brechas “em aplicações e, em alguns casos, visam a hospedagem de programas maliciosos utilizados em fraudes ou de páginas falsas de instituições financeiras”.

Segundo ela, a instalação de um código malicioso em sites de grande visibilidade podem afetar um grande número de usuários online.

O número total de ataques durante os três primeiros meses do ano atingiu 56.296 notificações – o número quase alcançou o número total de ameaças referentes a 2005, quando o órgão registrou 68 mil alertas.

Do IDG Now!

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *