(03/04/07 – Info) A China puniu um cracker obrigando-o a desenvolver um software de correção para um vírus que ele criou. O programador Li Jun foi a primeira pessoa punida com uma nova lei aprovada no país que obriga crackers a trabalhar como desenvolvedores de aplicativos de segurança no país.

De acordo com a agência chinesa Xinhua, Li Jun é suspeito de ter recebido US$ 12 mil de uma quadrilha de fraudadores de cartões de crédito. O bando teria pago o valor em troca de um aplicativo para roubar senhas de internautas.

Para diminuir uma eventual pena em caso de condenação, Li Jun concordou em desenvolver um aplicativo que permite às vítimas do vírus desinstalar o malware seus PCs.

A correção divulgada por Li Jun foi criticada pela Symantec. A empresa afirmou que o cracker não fez um bom trabalho e que a correção não ajudará em nada as vítimas do malware.

A Symantec avalia ainda que os usuários chineses serão as principais vítimas de golpes na internet nos próximos anos.

A empresa afirma que a forte expansão do acesso à internet no país está colocando online milhões de usuários sem experiência, que não têm a noção de que não podem fornecer dados a um spammer ou rodar arquivos executáveis enviados por desconhecidos.

Por Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *