Olá leitores do Blog do Acessa!

Primeiro vou me apresentar. Sou Mariana e trabalho na Escola do Futuro desde março. Este mês faremos um rodízio de blogueiros que trabalham aqui no Acessa. Portanto, abordaremos vários temas entre eles, Webvideos o projeto em que estou trabalhando.

Desde que entrei neste projeto me deparei com a seguinte questão: Qual a diferença entre os vídeos que estão no Youtube, ou qualquer outro site do gênero, com outros formatos audiovisuais como filmes, video clipes, comerciais, etc? Fiquei pensando sobre isso e cheguei a conclusão de que, além dos propósitos, uma das grandes diferenças dos videos de internet é que são as pessoas em geral que produzem eles.


Qualquer pessoa com uma camera digital, máquina fotográfica, celular ou qualquer outro aparelho que capte imagens pode mostrar seu video na web. E é isso que deixa esta forma tão interessante, pois mostra exatamente a cara dos usuários da internet.

Já foram feitos alguns Webvideos, que estão aqui no site (veja neste link), e agora estamos em processo de pré produção de outros. A pré produção consiste em primeiro escolher sobre o que queremos fazer o vídeo e como devemos passar esta mensagem. Depois de definir os objetivos, passamos para a etapa de elaboração do roteiro. É no roteiro que será desenvolvida a história que devemos gravar. Depois desta etapa de pré produção partimos para a produção que é a parte mais legal. A parte em que colocamos a mão na câmera.
A primeira parte de pré produção pode parecer um pouco chata. Mas se for elaborado um bom roteiro, a parte da produção ficará muito mais fácil já que a história já foi definida antes.
Depois que a história foi gravada, partimos para a pós produção. Essa etapa é quando o video é editado e acrescentado elementos como computação gráfica, trilha sonora, legendas ou qualquer outro efeito.

No meu segundo post contarei mais sobre a etapa de produção de um video.

Até o próximo post

Bjos

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *