Olá pessoal,

Hoje vou falar um pouco dos monitores dos Postos municipais, de suas conquistas, problemas, dificuldades e esperança de alcançar dias melhores. O monitor é o grande responsável pelo sucesso de um Posto do Acessa, e só se atende bem a comunidade quando o monitor está bem preparado e tem interesse no bom desempenho do Programa.

Temos monitores funcionários públicos, contratados, nomeados, estagiários, cada Prefeitura dentro de sua organização procura um meio legal de contratar.
Os monitores recebem capacitação, que é fundamental para o conhecimento e aprimoramento no atendimento à população. A grande rede do Acessa contribui para que todos possam se comunicar, trocar experiências e buscar conhecimentos. Os gestores procuram ajudar na solução dos problemas que acontecem no dia-a-dia.

Na maioria dos Postos, os monitores contam com o apoio dos responsáveis institucionais e Prefeitos, que acompanham o Programa e vêem o grande benefício que traz à população.

No entanto, ainda em alguns Postos o monitor tem dificuldade para conseguir até cartuchos de tinta para impressora, técnico para consertar os equipamentos, etc. Alguns até deixam de participar de uma capacitação porque não têm a liberação de seus gastos pela Prefeitura, infelizmente, muitos administradores públicos ainda não se deram conta de que a melhor maneira de melhorar o atendimento à sua população é capacitando seus funcionários.

Entendo que, muitas vezes, a falha é do monitor, pois precisamos mostrar para a administração o Programa, vamos enviar relatórios, convidar sempre o responsável institucional, prefeito e outras pessoas ligadas à administração pública a conhecer melhor o Posto. Como diz o dito popular: ?é preciso que saibamos vender o nosso peixe?.

Assim, precisamos despertar em nossos administradores a importância do Programa, uma vez que a internet é um dos caminhos mais rápidos para o desenvolvimento de uma pequena comunidade, principalmente das mais distantes, que muitas vezes sai do anonimato e se apresenta ao mundo na tela de um computador.

Poderíamos ficar aqui o dia todo citando várias conquistas dos Postos, porém quero relacionar apenas alguns exemplos: Iepê no ?Projeto das mulheres canavieiras?; Prudente e Marabá Paulista no ?Projeto para Deficientes Físicos?; Herculândia no ?Projeto de Doação de Medula Óssea?; Capela do Alto, no ?Projeto com alunos da Apae?, e tantos outros projetos que devemos creditar seu sucesso aos nossos monitores. Em muitos locais, eles superaram muitos obstáculos para alcançar o objetivo de um projeto.

Temos plena consciência de que o sucesso do Programa depende dos monitores; acreditando neles, vamos convocá-los a usarem sua capacidade, inteligência, criatividade e força de vontade, para que possam superar as adversidades e fazerem com que o Programa cumpra sua função de inclusão digital.

Antonio Carlos Favaleça
Gestor local