Amigos,

Pela primeira vez tenho a oportunidade de participar do blog do Acessa, sou Antonio Carlos Favaleça, conhecido no programa como Favaleça, gestor das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, estou no Programa desde junho de 2002. Hoje, ao lado dos jovens Akira, Rafael e Silvana, formamos a equipe de gestores dos Postos do interior.

Acessa São Paulo, um sonho do saudoso governador Mario Covas, em seu primeiro ato autorizando os primeiros Postos, contemplou a todos os municípios sede de região e os municípios onde estavam sendo construídas as Penitenciárias. Sinalizando que era possível levar os Postos a todas as cidades do interior do Estado, seu autorizo contemplou cidades com mais de trezentos mil habitantes, e outras de menos de dois mil.


Para contar um pouco a história desse Programa maravilhoso, é preciso relembrar algumas pessoas e alguns fatos:

Nosso primeiro coordenador foi Fernando Guarnieri, um grande ser humano, muito inteligente, conhecia tudo de informática, sua participação foi muito importante, durante sua gestão foram instalados os primeiros Postos.

Com sua saída chegou a Maria Amélia, uma guerreira, mulher determinada, foi um período de transformação no Programa, que cresceu muito, e também quando as capacitações foram priorizadas.

A partir de 2007, com governo novo, mudança do Programa para a Prodesp, temos à frente da coordenação o Antonio Carlos, pessoa preparada, simples, determinado, que chegou ao Programa e em pouco tempo conquistou a todos. Viu sua equipe reduzir, mas nem por isso desanimou; embora esteja sofrendo neste momento de transição, sem dúvida conta com o apoio de todos e não terá dificuldade para conduzir a equipe.

Vejam essa foto…

São José do Rio Preto, inaugurado em 2002

São José do Rio Preto, inaugurado em 25/02/2002

O Posto de São José do Rio Preto foi o primeiro a ser inaugurado no Estado (fora da capital). Na oportunidade, o coordenador me solicitou que estivesse presente na inauguração; na verdade, parecia até que o próprio governo não acreditava muito no êxito do Programa e não determinou a vinda de pessoa representando a Secretaria… Me lembro que senti medo, era o primeiro programa a ser inaugurado.

Presentes ao ato, estavam o prefeito Edinho Araújo, que ainda hoje é prefeito da cidade, e o deputado hoje presidente da Assembléia Legislativa Vaz de Lima, que é da cidade. Tudo correu muito bem e foi inaugurado o primeiro posto! Devo ressaltar aqui que o monitor é o mesmo até hoje: o Jorge Luis, um dos excelentes monitores

Vejam essa outra foto…

Pracinha, inaugurado em 11/11/2002

Pracinha, inaugurado em 11/11/2002

Pracinha, município na época com 1.402 habitantes, é a menor cidade dentre as autorizadas, nem mesmo nós acreditávamos que seria possível ter lá um Posto do Acessa!

A cidade na época tinha computador na prefeitura, mas a população não conhecia o computador.

Me lembro aqui do trabalho do Daniel Bellot e sua equipe, a quem devemos muito a instalação dos Postos nos pequenos municípios, apesar de sua equipe reduzida.

No entanto, com muita criatividade e inúmeras brigas com a Telefônica, colocaram o link para funcionar, foi o primeiro link banda larga da cidade: foi um marco para o Programa e com certeza para o município, pois Pracinha passou a conhecer o mundo através da internet. Aqui também o monitor não mudou, Bruno, nosso monitor com sotaque paraguaio.

A partir deste marco até hoje, foi uma longa caminhada: Postos sendo instalados em todas as regiões do Estado, as pequenas cidades passando a ser priorizadas, até porque o próprio governo sentiu a necessidade de levar a internet às pequenas comunidades.

Os Acessas passaram a ser local de encontro, principalmente da juventude. É um local que os moradores procuram para a prestação de serviços, muitos para usarem um computador pela primeira vez, tantos na busca de navegarem, conhecer pessoas, buscar conhecimentos. As comunidades, tão distantes uma da outra, passaram a se encontrar na tela do computador: formamos uma grande rede, chamada Acessa São Paulo.

Temos problemas e não são poucos, no entanto as vitórias e as conquistas são maiores; tenho a oportunidade de acompanhar de perto a evolução dos Postos, fui privilegiado e tenho presenciado inúmeras transformações acontecidas após a instalação do Posto do Acessa nos municípios.

Hoje são 406 Postos em funcionamento, 52 em implantação. Assim como ressaltei sobre o trabalho da equipe do Daniel, não poderia deixar de falar que o êxito deste Programa se deve muito à parceria com a Escola do Futuro, principalmente nas capacitações, então devemos destacar o comando da Drica e o trabalho valioso de toda a equipe, graças a isso hoje temos um quadro de excelentes monitores.

E quantos, após serem capacitados pelo Programa nas cidades pequenas, não migraram para empresas ou outros órgãos com melhor salário? Todos nós, que fazemos parte desta equipe, devemos nos orgulhar e ao mesmo tempo saber o tamanho de nossa responsabilidade para continuar escrevendo a história do maior Programa de inclusão digital deste País.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *