Olá pessoal,

É um prazer estar aqui pela primeira vez.. … sou o Antonio Carlos, coordenador do Programa Acessa São Paulo. Para começar a nos conhecermos melhor, vou contar um pouco do dia-a-dia da Coordenação (apenas um pouquinho).

Como coordenador, tenho a responsabilidade de fazer a interlocução entre todos os atores que fazem o Acessa São Paulo acontecer. Desde a Direção da Prodesp, passando pela pequena turma dos gestores, que são apenas quatro para orientar mais de 400 Postos, além da nossa grande parceira que é a Escola do Futuro da USP.

Como vocês já sabem, a equipe da Coordenação do Acessa São Paulo mudou da Imprensa Oficial para a Prodesp, que fica em Taboão da Serra, e estamos nos juntando à equipe de atendimento, que alguns conhecem como a equipe do Daniel Bellot.

No nosso dia-a-dia, começando às 8 horas da manhã, a primeira coisa que faço é verificar as mensagens trocadas pelo pessoal das listas de discussão dos Postos Comunitários, POPAIS e Municipais. À medida que vou encontrando relato de problemas, encaminho para o gestor da área correspondente, ou quando acho que alguma coisa não está indo como devia, procuro colocar uma mensagem de orientação.

Em seguida, respondo a mais ou menos 20 mensagens diárias de reclamações, sugestões etc. que são enviadas pelo serviço de Ouvidoria da Prodesp. A partir daí, fico todo o tempo trocando idéias e dando orientação aos gestores do Programa naquilo que foge à rotina, como por exemplo, o caso de um usuário analfabeto que quer a todo custo que o monitor fique à sua disposição recebendo e respondendo suas mensagens, como se o monitor tivesse tempo para isso.

Ainda estamos em fase de mudança e ajustes, por isso nosso tempo tem sido bastante ocupado com assuntos de pessoal, local, equipamento, planejamento, metas a serem atingidas etc. Mas, temos também dedicado um bom tempo com os assuntos de melhoria do Programa, como a atualização do Acessa Livre, que é a principal ferramenta de trabalho dos monitores e o instrumento de controle e gestão do Programa Acessa São Paulo.

Temos aí um grande desafio pela frente, que é continuar avançando na quantidade e na qualidade do Acessa São Paulo, que sem dúvida nenhuma é o melhor programa de inclusão digital hoje no País. Quem achar que há exagero na minha afirmação, que nos mostre o contrário.