(16/05/07) Tendo se iniciado no começo de abril de 2007, a implantação do novo sistema Acessa Livre 1.5, utilizado nos computadores do AcessaSP, está praticamente completa. “Cerca de 90% dos postos estão com o novo sistema”, diz Daniel Bellot, responsável tecnológico do Acessa, da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Faltam somente alguns municipais e comunitários, por questões locais, como dificuldade em manter o servidor ligado para a migração.

Novidades

Nesta nova versão, foi adicionado o navegador Mozilla Firefox. Ele tem diversas vantagens, como a possibilidade de acessar sites que outros navegadores não conseguem, além de poder abrir mais de uma página em uma mesma janela (usando abas, basta apertar Ctrl+T). Também foram atualizados os navegadores Galeon e Opera. Todos eles podem ser acessados pelos ícones no menu Iniciar -> Programas, ou pela Área de Trabalho.

Foram adicionados aos navegadores pequenos programas (“plugins”) como Flash, Java, Shock Wave e Real Player, para visualizar determinados sites que não eram possíveis antes, contendo animações e outros recursos interessantes, como no site Braille Virtual (http://www.braillevirtual.fe.usp.br/ ), entre outros.

Para as ações de salvar arquivos da internet, como imagens e download em geral, o usuário sempre será direcionado para a pasta Rascunho (padrão para uso dos usuários). Os micros não mais apagam os arquivos da pasta Rascunho ao logar (iniciar para uso) a máquina novamente, apenas quando eles são desligados e ligados novamente. Os logins e senhas são apagados para cada nova sessão (exceto nos micros de monitores).

Dispositivos externos
Foi habilitado o uso da porta USB, para acessar pendrives e máquinas fotográficas digitais. No entanto, ainda não são reconhecidos todos os modelos de pendrives, nem as máquinas fotográficas que necessitem de CD de instalação. Além disso, para se utilizar um segundo pendrive, tirando um e colocando outro em seguida, é necessário reiniciar a máquina.

Para se utilizar qualquer arquivo que esteja em mídia externa, como pendrive (USB), disquete ou CD, é necessário antes copiar para a pasta rascunho, pelos respectivos ícones de USB-storage, Disquete, CD-ROM ou CD-ROM Externo. Esses ícones estão localizados no Menu Iniciar, mas os ícones de USB-storage e Disquete também estão disponíveis na Área de Trabalho.

Ao acessar dispositivos externos, como disquete, CD e pendrive, eles irão montar (ficar prontos para uso) automaticamente, o que não ocorria anteriormente. (Para usar CDs, é necessário utilizar o drive móvel.)

Para o monitor, está disponível um formatador de disquetes, para os casos em que o usuário tem um disquete não formatado ainda, ou quando ocorrer um erro no disquete. Repare que essa ação vai apagar todos os dados no disquete.

Em relação aos softwares de vídeo, foi adicionado o Real Player, além de atualizado o Mplayer.

Manuais

Consulte o Manual de Uso do Acessa Livre para Usuários, para consultar os procedimentos para ler ou gravar em disquetes, pendrives ou CDs; tocar arquivos de vídeo e som, além de abrir arquivos PDF. Também saiba como abrir ou compactar arquivos em formato .zip, além de editar sites em HTML e até colocar foto no MSN pelo Gaim.

Para trabalhar com imagens no Gimp e até mesmo criar arquivos de imagens animadas, consulte o manual Como trabalhar com imagens no Acessa Livre.

O Manual de Uso do Acessa Livre (para monitores) também contém as instruções específicas para instalar impressora, gerenciar fila de impressão e formatar disquete.

Você também pode consultar a seção Perguntas e Respostas no Portal do AcessaSP, com grande parte do conteúdo dos manuais online.

Por Maurício Kanno, da equipe de conteúdo AcessaSP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *