logotipo do leia livro(29/05/07) Com sede inaugurada nesta segunda-feira (28), o projeto “São Paulo: um estado de leitores”, da Secretaria de Estado da Cultura, conta também com um espaço virtual: o portal Leia Livro.

Calma, não se engane pelo nome: não é mais um site apenas com conselhos sobre os hábitos de leitura; você pode participar gratuitamente da produção do conteúdo do Leia Livro. Como? Todas as seções do site, exceto a de notícias (“Novidades”), são abertas para comentários e, principalmente, para a publicação de conteúdo que você mesmo tenha produzido!

Na parte de resenhas, por exemplo, é possível publicar uma resenha – resumo de algum livro que você tenha lido recentemente, incluindo no texto as suas opiniões e impressões. Assim, alguém que esteja querendo ler ou comprar aquele livro terá alguma opinião em que se basear – seja para convencer a ler ou para fazer pensar melhor antes. Ou alguém que também tenha lido o livro pode discordar de sua opinião, gerando um verdadeiro debate literário.

Todas as semanas, as melhores resenhas publicadas no site são transmitidas por nove rádios do país todo, além do programa Entrelinhas, da TV Cultura. Caso a sua resenha seja escolhida para fazer parte de um dos boletins diários, você ganha um livro novo – que pode ser escolhido dentre os disponíveis no Clube do Leitor.

Gosta de escrever? Você pode também publicar seus próprios contos, artigos, poemas, crônicas ou qualquer outro tipo de texto para que todos leiam e comentem. No site, já há desde homenagens a avenidas de cidades grandes até textos criticando a situação política do país.

O portal Leia Livro é também um espaço em que Você pode trocar livros com outras pessoas. Há uma seção que funciona como um ‘classificados’ on-line de livros; basta anunciar o que você tem para trocar e esperar as ofertas de outros usuários!

Seus dados pessoais não são divulgados; o processo é intermediado pelo sistema do site. Caso alguém se interesse pela sua oferta, haverá um formulário de contato a ser preenchido pelo interessado sem ter acesso aos seus dados.

Há ainda outras coisas a serem exploradas por quem gosta mesmo de literatura, no portal. Entrevistas com escritores, não necessariamente aqueles dos campeões de venda – mas que nem por isso deixam de ter algo a dizer – estão disponíveis, bem como uma agenda de eventos ligados à área e até uma biblioteca virtual. É só mergulhar nesse mundo das letras!

Por Marina Iemini Atoji
Equipe de conteúdo do Portal AcessaSP

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *