- Olá… tem alguém ai?

- Alguém tá lendo mesmo isso aqui? Será? Como eu vou fazer? Será homem ou mulher? Velho ou criança? Preto, branco, amarelo, vermelho, verde….? De verdade ou virtual?

É assim que milhares de pessoas encaram a interatividade dentro da internet quando acessam a rede nas primeiras vezes.


É assim que eu me sinto, hoje, saindo da Capacitação…

- Ué… mas a Capacitação vai acabar?

- Aliás, quem é vc?

Vamos por partes:

1º – Me chamo Jackson (Elfo), e sou capacitador aqui da Escola do Futuro. Espero que muitos monitores me conheçam…

2º – Não gente, a capacitação dos monitores NÃO vai acabar… mas, com o crescimento do programa e expansão do mesmo, a tendência é criarmos módulos online, facilitando, agilizando e maximizando as capacitações. Ou seja, vamos continuar trabalhando juntos, mas vamos nos ver menos ;)

Vamos passar a utilizar nossos conhecimentos para praticar educação a distância… o chamado EaD.

E pensando nessas coisas de interatividade, distância, acesso fácil, rápido etc, me veio à cabeça falar hoje sobre uma coisa que para muitos deve ser novidade: Inclusão Digital.

É, eu trabalho com esse meio; a tal Inclusão Digital. O que é isso? Bom, é mais ou menos assim: Várias outras pessoas, assim como a galera do Acessa São Paulo, num esforço conjunto para levar a outras pessoas a possibilidade de utilizarem, não só a informática mas também a grande rede de computadores interligados conhecida também como INTERNET.

Para que serve? Olha, acho que a forma mais fácil de exemplificar isso é dizendo que, hoje em dia, todo mundo tá na tal internet. Tá todo mundo no Orkut. Claro, vc pode dizer que não está, e tudo bem, eu entendo. Mas a idéia é que, se vc não tá lá, por escolha, é uma coisa, agora, não estar por que não pode, não tem recursos, não tem acesso… bom, isso já é outra coisa! Esse é o meu trabalho: ajudar os monitores (que saudades de vcs) a ajudar essas pessoas a se conectarem ampliarem seus conhecimentos, se divertirem, conhecer lugares novos, se comunicar… e tudo isso de graça!

Acho que eu sou a única pessoa do mundo que fica feliz com um trabalho que não tem plano de carreira. Eu vou explicar: se eu fizer bem feito, com a ajuda de todos os envolvidos, uma hora não vão mais precisar de mim. É isso mesmo! A idéia do programa, como toda boa iniciativa de Inclusão Digital é crescer, atender cada vez mais, até chegar um momento em que, a inclusão digital, sai da rua, sai dos postos e vai pra dentro das escolas, das casas e aí todo mundo vai saber mexer, vai saber usar, vai conseguir sozinho. Nesse dia, eu to feliz J !!

E espero que todos os monitores também. Até lá, vamos fazendo nosso melhor…

Espero também que todos os monitores do programa sintam também essa vontade de poder fazer parte disso, de saberem que estão lá, não como Gerentes de Lan House, pra abrir e fechar o posto. Mas que estão lá, sabendo que, um dia, isso acaba. Que um dia, não vamos mais precisar de postos de acesso, que vamos TODOS ter internet, computador, do mesmo jeitinho que todo mundo tem tv em casa. Até por que, a internet tem essa coisa de boa: lá, todo mundo é igual! E é por isso que eu to aqui, pra garantir que, no mundo real, todo mundo tenha essa chance de “ser igual” lá na internet…

Com os monitores, eu aprendi muitas coisas, vi muitos lugares, conheci muita gente divertida, muita gente inteligente, aprendi a olhar o interior de sampa com outros olhos.

Agradeço a todos vcs por estarem aí, na linha de frente, fazendo com que, de pouco a pouco, eu perca o emprego. Não pra sempre, mas pelo menos ESTE emprego. Se eu fizer direitinho, e vcs também, com a ajuda do resto da galera do programa (PRODESP, Governo do Estado, Lidec), quem sabe um dia, isso vira uma realidade diferente, e eu vou perder ESTE emprego, mas vou arrumar outro…

Conto com vcs!

Até a próxima, pessoal!!!

Jack Lake ? Jackson Lago ? ELFO ? etc?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *