Caro Monitor,

Eu sou a Sonia, monitora do Acessa São Paulo de Herculândia gostaria de contar a vocês sobre uma campanha que fizemos aqui na cidade. O intuito é fazer com que vocês em suas cidades também façam essa campanha com o objetivo de conseguir mais e mais pessoas voluntárias para a doação de medula óssea. Vou descrever como foi realizada a campanha, e algumas outras informações.

Gostaria de deixar bem claro que meu interesse é puramente conseguir aumentar o número de cadastros para que se um dia algum parente ou amigo ou mesmo nós precisarmos, não será tão difícil encontrar alguém compatível.

Bem, trata-se de uma campanha sobre doação de medula óssea que fizemos no posto do Acessa de Herculândia e conseguimos 49 voluntários. Foi realizada uma palestra sobre o assunto para esclarecimentos.
Vamos começar com uma pergunta para sabermos a importância desta doação. Então vamos lá.

O que é Medula Óssea?
A medula óssea é encontrada no interior dos ossos, produz os componentes do sangue incluindo células brancas que são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo. É encontrada no crânio, esterno, costelas, mandíbula, osso ilíaco e vértebras.

Quem necessita?
Pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como as leucemias. Além de portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação.

E o que é o cadastramento?
É a retirada de 10ml de sangue do voluntário para que seja tipado, que é um teste de laboratório para saber a tipagem HLA. Esta amostra de sangue é encaminhada para o REDOME (Registro de Doadores de Medula) que é um registro nacional. Isto significa que, se alguém em qualquer lugar do Brasil precisar de uma doação e houver um doador compatível no Redome, este será chamado e novos testes serão necessários para a confirmação da compatibilidade, se a compatibilidade for confirmada a pessoa será consultada para decidir a doação.

Por que realizar uma campanha e por que doar?

A doação é um ato puramente de amor, pois se doa sem saber para quem.

Se cada posto conseguir no mínimo 20 doadores nesta campanha, teremos mais de 8 mil voluntários, é um número significante que pode ajudar a diminuir o número destas pessoas na fila de espera.

Importante, se aumentarmos o número de doadores no cadastro nacional será muito mais fácil conseguir um doador, pensem nisso.

Vou deixar o site da Associação de Doadores de Medula Óssea, assim poderão visitá-lo e entender melhor sobre o assunto: www.ameo.org.br

Esta é uma campanha que podemos torná-la como exemplo dos postos do Acessa São Paulo.
Estou a disposição para qualquer ajuda que precisarem.

Tel.: 14 3486 1188
e-mail: sonia.arem@gmail.com

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *