Volume é dez vezes maior que o registrado em 2000, ano de inauguração da delegacia

A Delegacia Eletrônica de São Paulo, que registra casos simples, como furtos, espera registrar, neste ano, mais de 200 mil boletins de ocorrência, crescimento de mais de 7% na comparação com o ano passado.

Segundo o governo do Estado, o volume representa crescimento de quase dez vezes o volume registrado no ano 2000, quando foi inaugurada. Com o serviço, disponível na internet, são registrados os casos mais simples como roubo e furto, o que desafoga o movimento das delegacias físicas.

Segundo Cristina Bonilha Jarnyk, titular da Delegacia Eletrônica, as ocorrências aceitas são aquelas que a política pode resolver sem a necessidade de a vítima prestar depoimento ao delegado ou ao investigador. Entre as ocorrências estão perda ou furto de documentos, celulares, carros, placas de veículo e desaparecimento de pessoas.

O boletim é preenchido no site da Secretaria Estadual da Segurança Pública. Os dados (número de documentos da pessoa, placas de veículos) são verificados pelos policiais ao receber a ficha no computador. O sistema da delegacia dispõe de banco de dados de órgãos públicos e privados, mais especificamente acesso ao RG, CPF, endereços, telefones, informações do Detran, entre outras informações.

A resposta ao cidadão é por e-mail ou, às vezes, por telefone. A média de solicitações eletrônicas é de 1,3 mil, nos dias úteis. Aproximadamente 60% se referem à perda de documentos, fato considerado não criminal. No local, trabalham 51 policiais civis, distribuídos em turnos de 24 horas. A estrutura é formada por 14 pontos de atendimento. Porém, adianta Cristina, a capacidade é de 24 postos, o que permite futura ampliação. Geralmente, de segunda a sexta-feira trabalham 14 pessoas no horário diurno.

Da Redação da Computerworld