43% das denúncias recebidas pelo telefone 181 dizem respeito ao tráfico de entorpecentes

O Dique Denúncia vem auxiliando cada vez mais policiais militares e civis na resolução de casos em São Paulo. Só nos primeiros seis meses deste ano, foram solucionados 2.385 crimes referentes ao tráfico de entorpecentes a partir de informações passadas pela população. Segundo o policial civil Wagner Fancio, que trabalha desde a criação do Disque Denúncia, o tráfico de drogas responde por 43% das denúncias recebidas pelo serviço, ocupando a primeira colocação.

O serviço criado em abril de 2000, por meio de uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública e o Instituto São Paulo Contra a Violência, garante o anonimato dos denunciantes por meio de um sistema que impede a identificação do número do telefone. Para a polícia, isso fez com que as pessoas perdessem o receio de denunciar os responsáveis por crimes. O supervisor de operação, Eduardo Leal, ressalta que não há como quebrar o sigilo telefônico do denunciante, porque a ligação não pode ser registrada em nenhum sistema. Desde que o serviço foi criado, 26.839 casos foram elucidados.

Todos os dias, os atendentes do telefone 181 recebem em média 350 denúncias. São Paulo possui a única central do Disque Denúncia no Brasil, que funciona 24 horas por dia. Todos os gastos são pagos por empresas privadas. O Instituto São Paulo contra a Violência arrecada as doações para pagar os 44 atendentes e as instalações.

Dois delegados e dois policias militares gerenciam o trabalho do Disque Denúncia. Para analisar a validade das denúncias, as informações são repassadas para quatro investigadores da polícia civil e quatro policiais militares responsáveis pela análise da veracidade. Em seguida repassam para o batalhão da PM responsável pela área onde está o alvo da acusação.

Da Secretaria de Segurança Pública; adaptado do Portal do Governo do Estado

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *