O Memória Viva mantém na web capas e textos da revista “O Cruzeiro”, uma das publicações mais conhecidas do país

Capa da revista O Cruzeiro da decada de 1920
Revistas são um verdadeiro clássico da imprensa brasileira, e até mesmo da cultura do país. Afinal de contas, aonde quer que se vá tem pelo menos uma: de bibliotecas a sala de visitas de médico. E que tal resgatar um pouco da memória desse tipo de publicação?

O site Memória Viva digitalizou alguns exemplares da revista O Cruzeiro, uma das pioneiras no formato. Lançada em 1928, O Cruzeiro foi a primeira publicação a chegar a todo o território brasileiro e, logo de início, conseguiu rodar cerca de 50 mil exemplares – um número bastante grande para a época, em que o Brasil contava com menos de 50 milhões de habitantes.

A revista era impressa em Buenos Aires, na Argentina, e tinha agentes em todo o Brasil, além de correspondentes internacionais em Roma, Paris, Lisboa, Berlim, Nova Iorque, Londres e Madri. Grandes nomes do jornalismo brasileiro da época faziam parte do corpo de redatores d’O Cruzeiro, dentre os quais a dupla mais conhecida é David Nasser e Jean Manzon, que se tornaram ilustres nas décadas de 40 e 50, pelas grandes – e muitas vezes exageradas – reportagens. A escritora Rachel de Queiroz também teve coluna na publicação.

O Cruzeiro teve vida longa; sua última edição saiu em julho de 1975, por conta da falência gradual do grupo que a produzia, os Diários Associados de Assis Chateaubriand e do crescimento da importância da televisão como meio de comunicação.

Ainda hoje, no entanto, muitas pessoas se lembram da revista, que por muito tempo ditou padrões de comportamento e consumo, bem como hábitos de leitura dos brasileiros no século passado. Vale a visita ao site, para quem conheceu e quer matar as saudades e para quem não conheceu mas quer saber um pouco mais sobre a história do país fora dos livros!

Notícia sugerida pelo monitor Eufrásio Braga

Por Marina Iemini Atoji, da equipe de Internet e Comunicação

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *