… Seja ele qual for! Além de, claro, sempre se poder lançar mão do seu MP3 player, discman ou mesmo radinho de pilha, pela internet é possível ouvir rádios on-line, de diversos lugares do Brasil e do mundo. Dá até para escolher de acordo com o estilo de música de que se gosta – e aproveitar para conhecer novos artistas e bandas.

As dicas dadas por monitores do AcessaSP podem dar uma mãozinha na hora de encontrar rádios bacanas e que podem ser ouvidas no Acessa! Basta levar seu fone de ouvido, conectar à máquina e curtir enquanto lê suas mensagens, as notícias do dia ou aproveita o conteúdo do Portal AcessaSP!

A www.radios.com.br, sugerida pela Isa, de Rancharia, reúne milhares de rádios on-line do Brasil todo e do mundo. O site em si é bastante poluído, há muita informação em um espaço muito pequeno, misturando-se com os anúncios.

Mas se você usar o menu de navegação, à esquerda do site, as coisas podem ficar um pouco mais fáceis de se encontrar. Em ‘Rádios do Brasil ao Vivo’, por exemplo, as estações estão listadas por Estado do país e por tipo de transmissão (AM, Satélite, Webrádios e Comunitárias).

Se quiser variar mesmo de ritmo e estilo, ou até mesmo de língua, você pode experimentar uma rádio da África do Sul, por exemplo, ou de Omã, no Oriente Médio. Na mesma área de navegação lateral à esquerda do site, há uma seção em que as rádios estão organizadas por continente.

O problema é que nem todas as rádios lá listadas abrem no RealPlayer, o programa do sistema AcessaSP que reproduz vídeos e sons. Precisa de alguma paciência para encontrar uma delas… Mas existem! Basta dar uma olhada na janelinha em que aparece a rádio e ver se aparece as siglas Real ou MP3. Se aparecer WMA, a rádio não tocará, pois significa que é feita para rodar em Windows Media Player… Veja a figura abaixo:

Destaque para as siglas WMA e Real

Fábio Lima, de São José do Rio Pardo, indica a radios.kboing.com.br, que facilita um pouco essa busca pelas rádios que tocam em RealPlayer, já que as classifica, além de por estilo e por região, por tipo de player:

Destaque para a área do kboing em que as rádios são divididas por players

Carlos, de Areias, indica a www.hitzradio.com . É em inglês, mas não atrapalha muito. É uma rádio on-line mesmo, ou seja, funciona como uma emissora – não há a coisa de escolher entre canais de estilos musicais. É conectar e ouvir! E, para isso, você também pode escolher o player – nos postos do Acessa, o RealPlayer:

Destaque para area de escolha do player para conectar hitzradio

Por fim, tem ainda a dica do Robson Leandro da Silva, que já trabalhou conosco na Rede de Projetos e nos WebVídeos:

“Uma boa opção para ouvir rádios não só do Brasil como de qualquer lugar do mundo são os podcasts. Podcast é um arquivo de áudio gravado em mp3 que pode ser baixado direto do site das rádios com programas, músicas, etc.

Eu testei aqui no Acessa Livre e funciona. Os arquivos abrem sem problema no player instalado (os arquivos vão para pasta rascunho como MPEG Audio) com a opção de, caso você tenha, ser carregado no seu mp3 player pela porta usb que está ativada.

Abaixo vão algumas dicas de rádios on line que disponibilizam podcasts:

Rádios ´jovens´ do Brasil


Rádio CBN (notícias)

Rádio Bandeirantes (notícias)

Podcasting Brasil (podcast de vários tipos)

Existem rádios internacionais também como a WOXY, BBC e outras que disponibilizam seus programas.”

Aproveitem e comentem! Se tiverem outras sugestões, é só mandar!
Abraço e até a próxima!
Marina

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *