11ª edição do evento terá demonstrações de culinária, música, dança e cultura indígena do Estado

Anualmente, a cidade de São Paulo abre suas portas para o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional. Em sua 11ª edição, o evento terá um diferencial. De 8 a 16 de setembro, quem visitar o Parque da Água Branca vai conferir a culinária caipira, o artesanato, a música e a dança de grupos folclóricos de 180 municípios e ainda terá oportunidade de conhecer a cultura de 46 etnias indígenas.

Confira a programação completa

Pela primeira vez, esses grupos indígenas participarão da festa, mostrando artesanato, costumes e algumas receitas típicas – com destaque para o prato tradicional feito com palmito-juçara e pupunha, com mel e carne assada na brasa – num espaço próximo à Praça Doce, ao lado dos 140 estandes de artesanato e 70 de culinária. Na ocasião, os índios da aldeia de Parelheiros montarão um aquário com água da nascente do Rio Capivari, em que ficarão expostas diversas espécies de peixes.

Cultura paulista

Nos oito dias de festa, a extensa programação inclui 170 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 12 carros de bois, 30 grupos no Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de catira, 15 grupos de dança de São Gonçalo e Santa Cruz, 12 grupos de bonecões e cabeções, 40 folias de reis. Também serão contempladas as devoções religiosas.

Um dos destaques será a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que chega hoje a São Paulo trazida da Basílica de Aparecida. A santa será conduzida pelo Corpo de Bombeiros, do Vale do Paraíba até a Capela de Santo Expedito, no bairro da Luz, em São Paulo, onde ficará exposta à visitação até domingo (9). No dia da abertura oficial do Revelando, a imagem será conduzida ao Memorial da América Latina, de onde sairá em cortejo até o Parque da Água Branca. Nesse local, será realizada a Cerimônia da Paz com a participação de segmentos religiosos.

Serviço

11ª Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional

De 8 a 16 de setembro

Parque da Água Branca – Avenida Francisco Matarazzo, 455, Perdizes, São Paulo – SP

Da Agência Imprensa Oficial, no Portal do Estado de São Paulo

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *