Salgadinhos feitos de formiga, ricos envergonhados, escravos andando livres no centro e camelôs no século retrasado? Será que tudo isso pode conviver junto? Entre aqui para descobrir.

Olha a Formiga! Torradinha e Gostosa!
Hoje, quando andamos pelas ruas dos centros das grandes cidades (e das pequenas também), encontramos vendedores ambulantes, os famosos ”camelôs”, vendendo de tudo: artigos eletrônicos, utensílios domésticos e até roupas íntimas.

Na São Paulo do século XIX não era muito diferente. Os escravos, ou cativos de ganho, faziam as vezes dos nossos conhecidos vendedores ambulantes e ficavam nos pontos de maior movimento das cidades comercializando de tudo.

Claro que, naquela época, não havia jogos de vídeo-game e nem sequer toca-CDs. Nem o disco de vinil havia. Mas existiam os produtos populares da época. Na cidade de São Paulo, esses escravos trabalhavam na região central, mais exatamente na rua do Carmo, na região do Anhangabaú e também na região da Luz (lugares até hoje ocupados por vendedores ambulantes).

Os produtos eram os de valores mais baixos: sal, fumo, azeite para iluminação, aguardente, toucinho, frangos, ovos, peixes frescos e… formigas saúvas torradinhas e quentinhas. Fez cara de nojo? Pois acredite, esse era um salgadinho muito apreciado na época entre as pessoas mais humildes. Os mais ricos também adoravam, mas como tinham vergonha de assumir o ”vício”, mandavam seus escravos comprarem para que eles pudessem apreciar a iguaria no conforto de seus lares.

Pois é… nossos tatatataravós comiam formiga, e ainda achavam gostoso.

Para saber mais:

D. Pedro e as formigas

Outros Hábitos Alimentares Diferentes

Leitão Musical – China
Carne de Cachorro e Escorpião – China
Sorvete de Feijão e outros – EUA
As 10 comidas mais estranhas do mundo – Mundo Estranho

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *