Projeto da Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos obriga o envio de dados.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) decidiu que, a partir de 2008, 644 municípios paulistas irão prestar contas pela internet, graças ao Projeto Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos).

O órgão responsável pela fiscalização é o Tribunal de Contas do Município (TCM) e, a princípio, a Audesp irá coletar e analisar dados do planejamento orçamentário e contabilidade das cidades paulistas.

O sistema permitirá acompanhamento online de indicadores sociais e financeiros de programas governamentais. As informações podem ser acessadas por qualquer pessoa com acesso à web.

O objetivo é agilizar a prestação de contas e análise de dados, melhorando a auditoria. Com a obrigatoriedade, os municípios deverão se adequar ao modelo do TCE – o resultado é mais rapidez, precisão e diminuição de documentos impressos.

Os municípios precisarão integrar as informações de todos os órgãos públicos locais (Câmara de Vereadores, Prefeitura e autarquias) e enviá-las ao TCE.

Por Redação do IDG Now!