A web é uma boa aliada para quem procura informações sobre artistas, álbuns e músicas

dicionário cravo albin de mpbDicionário Cravo Albin
Quem não gosta de saber o que diz aquela música tão especial? Para aqueles que curtem MPB e sofrem um pouco para encontrar a letra das canções de que mais gosta, uma boa opção é o Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira, criado em 1995 pela PUC-Rio e pela Livraria Francisco Alves Editora.

Antes de se assustar com o nome comprido e pomposo, dê uma boa navegada no site. Você pode usar o sistema de busca, ou usar a navegação em ordem alfabética, no canto superior esquerdo da página. O único problema é que os dois mecanismos têm por base o nome do artista ou da banda, não o título da música.

Ainda assim, as informações que o dicionário oferece são detalhadas: biografia, dados artísticos, obra, discografia e até mesmo bibliografia crítica, para quem quer ir além da informação básica. No caso da discografia, alguns títulos têm ficha técnica disponível para consulta, com lista de músicas, ano de lançamento e gravadora. Deveria haver também uma imagem do álbum, mas infelizmente elas não são exibidas, por algum problema técnico do site.

Há ainda, como em todo dicionário, coisas curiosas. Imagine só encontrar num dicionário de música popular brasileira o Machado de Assis! Sim, aquele mesmo, o escritor, autor de “Memórias póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”… Pois é, ele tem um verbete no Cravo Albin – por compor “Hino patriótico”, “Cantata da Arcádia” e “Lua de estiva noite”.

Outros achados divertidos são os nomes verdadeiros dos artistas, que aparecem entre parênteses na página dedicada a ele. Ronnie Von, por exemplo, é Ronaldo Nogueira; Supla é Eduardo Smith de Vasconcellos Suplicy, e outros mais.

Vale ainda, quando estiver à toa, divertir-se com nomes de grupos e bandas no mínimo inusitados, como Yntuição, Jararaca e Ratinho, Manga de Colete, e por aí vai.

E, se seu negócio é sambae você gosta de saber sobre as agremiações que agitam a passarela, em São Paulo e no Rio de Janeiro todo começo de ano? O dicionário também pode ser uma boa opção. Só cuidado para não se perder nos textos, que não têm espaço entre um parágrafo e outro…

análise de letrasAnálise de Letras
Uma proposta de site colaborativo para discutir as letras de artistas da música nacional. No Análise de Letras, o visitante (desde que tenha feito o cadastro gratuito no site) pode postar letras, comentar as que já estão por lá e debater no fórum com outros usuários.

arquivo do rock brasileiroArquivo do Rock Brasileiro
O ARBSegue um modelo bem parecido com o Dicionário Cravo Albin, mas é dedicado ao rock nacional e parece ser atualizado mais freqüentemente. Também aceita colaborações, por meio de empréstimos ou doações de qualquer tipo de material – de discos e gravações a fotos e pôsteres.

O grande problema é o tamanho e a formatação do texto – é muito pequeno e não está dividido em parágrafos, o que dificulta a leitura no caso de artistas com mais informações, como Raul Seixas ou o desconhecido Jacques Kaleidoscópio…

lyrics brasilLyrics Brasil
Para quem se interessa também por letras de artistas estrangeiros, o Lyrics Brasil é uma boa pedida, apesar do exagero de anúncios na página.
O site mostra também link no YouTube para o clipe da música que o visitante consulta, caso ele esteja disponível.

A navegação pode ser feita pelo menu em ordem alfabética no topo da página, via busca de música, artista, álbum ou trecho de música ou pela nuvem de tags no rodapé da página. Mais uma vez, sempre com atenção para desviar dos excessivos anúncios.

A página inicial mostra ainda um “termômetro”, com as letras mais acessadas – que acabam, em sua maioria, por coincidir com as músicas mais tocadas nas rádios.

Como dá para perceber, de falta de informações sobre o mundo da música os internautas não padecem!

Por Marina Iemini Atoji, da Equipe de Internet e Comunicação do Lidec

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *