Acordo assinado ontem à tarde entre Serra e Kassab transfere os postos comunitários para a prefeitura

Serra assina acordoQuarenta e nove postos do Acessa São Paulo localizadas na Capital passarão para o controle da prefeitura. O acordo de transferência das unidades foi assinado na tarde desta quarta-feira, 28, pelo governador José Serra e pelo prefeito Gilberto Kassab. A mudança visa fomentar a inclusão digital e social dos paulistanos através de uma parceria entre governo do Estado e prefeitura.

“Na Capital, o Estado vai cuidar apenas dos postos do Acessa São Paulo que ficam nas repartições públicas, no Metrô, no Poupatempo. Aqueles que ficam fora, em entidades conveniadas, passarão para a prefeitura que poderá administrá-los melhor, uma vez que está mais perto das pessoas”, observou José Serra.

Como o governador adiantou, somente os postos comunitários do Acessa São Paulo serão transferidos para o poder público municipal. Isso quer dizer que os outros 319 postos municipais, espalhados pelo interior do Estado, assim como os 35 Popais (Postos Públicos de Acesso à Internet) localizados na Capital, continuam sob a administração do governo estadual. A mudança não afetará a vida dos usuários paulistanos do Acessa São Paulo: seu uso continuará gratuito em todas as unidades espalhadas pela Capital.

Confira a lista das unidades que passaram para a prefeitura

Os postos comunitários, geralmente localizados na periferia da cidade de São Paulo, foram implantados em parceria com entidades comunitárias, como ONGs. Ao todo, as 49 unidades transferidas para a prefeitura contam com 98 monitores e 441 computadores, onde são realizados mais de 100 mil acessos todos os meses.

Manoel Schlindwein, no Portal do Estado de São Paulo. Foto de Sergio Andrade