A Pesquisa tem por objetivos conhecer melhor os usuários e auxiliar a gestão a identificar pontos críticos

Depois da capacitação on-line, realizada durante toda a semana passada (26 a 30 de novembro), a semana atual é de aplicação da Ponline 2007. Os monitores do AcessaSP convidarão usuários sorteados para responder o questionário on-line até o final desta semana.

O sorteio é feito por meio da lista de presença – já utilizada por padrão nos postos – na qual foram incluídas linhas amarelas a cada 10 registros. O usuário que, na sua vez de utilizar o posto, for assinar na linha amarela, é convidado pelo monitor a responder a pesquisa (convite que, claro, ele pode recusar – assim, o próximo usuário da fila é convidado a responder).

Quando aceitar, o usuário será levado pelo monitor até uma das máquinas do posto, em que o monitor acessará o questionário, que deve ser respondido no máximo em 30 minutos.

A cada dia, o monitor envia à equipe de pesquisa um controle diário, que mostra a quantidade de respondentes por dia e um breve relato de eventuais ocorrências – quantos se recusaram a responder, quantos não puderam responder por causa do limite mínimo de idade, entre outros detalhes.

Por volta do dia 21 de dezembro, segundo Julio Boaro, da equipe de pesquisa, deverão ser liberados os resultados da Ponline 2007 por questão. A partir daí, o trabalho se volta para a disponibilização dos dados via sistema de consulta on-line (como o que mostra os resultados da Ponline 2006) e via download de PDFs.

O que é a Ponline
Ponline é a pesquisa online realizada pelo Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária (LIDEC), da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, com usuários do Acessa São Paulo.

Os objetivos são conhecer os usuários freqüentadores, suas necessidades e expectativas, hábitos e atitudes em relação ao Programa e à internet; ser uma ferramenta de gestão utilizada pelo Acessa São Paulo para acompanhar, melhorar e inovar; produzir informação sistematizada e conhecimento a respeito de inclusão digital;
promover a democratização desse conhecimento, contribuindo para o uso cidadão da internet e das novas tecnologias.

Por esse motivo, a participação do usuário do Programa é fundamental ao responder o questionário sobre hábitos na internet, usos da tecnologia e a sua avaliação do Acessa.

Por Marina Iemini Atoji, da Equipe de Internet e Comunicação do Lidec

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *