A história de Narizinho, Pedrinho e das aventuras da boneca Emília já são bem conhecidas – pelos livros, pelo seriado de TV, por revistas em quadrinhos, pelos brinquedos que estão à venda… E o criador de tudo isso, quem será? Quem respondeu Monteiro Lobato acertou!

Monteiro LobatoQue tal conhecer um pouco mais sobre esse tio simpático, de sombrancelhas fartas e bigode? Uma frase dele, em carta a uma amigo – Godofredo Rangel – mostra bem com que espírito ele produzia coisas para crianças:

“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.”

Ele nasceu em 1882 em Taubaté, e começou escrevendo pequenos contos para jornais da região. Mas a primeira aparição de Narizinho em suas produções se deu no Natal de 1920, e desde então a turma do Sítio do Picapau Amarelo não parou de ter aventuras.

sitio do picapau amareloAfinal de contas, são histórias infantis com todo um gostinho brasileiro, com personagens do folclore do interior do país que a gente conhece bem, como o saci. E ele mistura ainda com personagens do cinema, mitologia e quadrinhos!

Quer saber mais? Na rede, há materiais bacanas!

Monteiro Lobato
Wikipédia

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *