Parceria entre escola e posto Acessa incentiva alunos de até 11 anos a ler e pesquisar

Alunos, professora e monitor integrados pelo Acessa Como a internet e a tecnologia podem ajudar a melhorar o desempenho dos alunos e ampliar seu interesse pelos estudos? O posto de Santa Rita D’Oeste sabe como responder a essa pergunta: com ação.

O monitor Sérgio, em parceria com os professores da escola, desenvolve na cidade o projeto “Leitura integrada à tecnologia”, desde novembro de 2007. Ao observar a dificuldade dos alunos em relação à leitura, os professores buscaram uma ação diferenciada para melhorar o quadro – e o posto do Acessa foi o espaço escolhido para essa ação.

O projeto acontece no período de aula; a professora Eliandra Talhares divide os alunos em duas turmas: uma delas fica na biblioteca, e a outra fica no posto do Acessa. Depois de um tempo, as turmas trocam de ambiente. Segundo Sérgio, “são desenvolvidas várias atividades, como pesquisa de trabalhos, leitura, e também troca de informações”.

Os alunos envolvidos no projeto têm até 11 anos, e, de acordo com o monitor Sérgio, “as crianças adoraram o projeto, eles mostraram muito interesse”. Já é possível até mesmo, segundo ele, perceber um aumento do interesse delas pela leitura e para as pesquisas. “Podemos dizer que teve uma aceitação alem de nossas expectativas”, completa Sérgio, animado com os resultados em pouco tempo de projeto.

Por Marina Iemini Atoji, da equipe de Internet e Comunicação do Lidec