Desde criança, ele grava fitas com a programação das emissoras

Lembra daquele comercial dos anos 80 em que a apresentadora Xuxa saía de uma caixa de papelão vestida de noiva e, no colo de Pelé, desejava Feliz Natal a todos os clientes da Francisco Xavier Imóveis? E da Gretchen, com apenas 19 anos, rebolando no programa de Carlos Imperial em 1979?

Estas e outras preciosidades da televisão brasileira foram reunidas em um canal do Youtube pelo carioca José Marques Neto, 43, um ex-dentista que desde criança grava fitas com a programação das emissoras. “Antes mesmo de ter VHS eu já gravava o áudio do programa e tirava fotos da tela da televisão”, conta o fã de “Perdidos no Espaço”, série da década de 60.

A MofoTV, definido por ele como um “canal retrô que homenageia artistas e resgata a memória pop da TV brasileira”, existe desde o início do ano passado no YouTube. Já virou fonte para programas, sites e colunas sociais. “O ‘Pânico na TV!’ (Rede TV!) vive usando meus vídeos”, diz Marques Neto.

Segundo ele, 99% do conteúdo do site vem do seu arquivo com cerca de 6.000 horas de programação gravada em VHS. Ele também conta que os 711 vídeos hoje no canal representam apenas 10% de tudo o que tem gravado em casa.

“O MofoTv é uma espécie de lado B da internet, procuro colocar no canal apenas o que é inédito e não repetir o que já foi divulgado por outros sites”, diz.

Negócio

Marques Neto, que por 12 anos atuou como dentista mas atualmente trabalha como representante comercial, diz não ganhar dinheiro com as raridades publicadas. No site do canal, inclusive, há uma referência sobre a Lei de Propriedade Intelectual, que veda a utilização comercial dos vídeos.

Ele explica, no entanto, que costuma trocar arquivos com outros “videomaníacos”, numa espécia de escambo digital. “Se alguém me pede um vídeo, peço em troca um trecho de uma novela antiga, de um programa de auditório dos anos 70 ou de uma propaganda que ainda não tenho.”

Polêmica

Entre os mais acessados do canal, está um vídeo em que o apresentador Fausto Silva cai no palco do seu programa dominical. O momento “vídeo cassetada” do global já foi visto por cerca de 460 mil internautas.

O ex-dentista conta que nunca teve problemas por conta dos vídeos publicados e até já foi procurado por artistas que gostaram de se ver lembrados no canal. Mas ele revela que adoraria criar uma polêmica.

“Quando coloquei o comercial comercial da Xuxa com o Pelé fiquei torcendo para que ela pedisse ao YouTube para tirar, porque aí viraria notícia e a MofoTv seria superdivulgada, como aconteceu no caso da Cicarelli”, afirma Marques Neto.

Thiago Faria da Folha Online

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *