Hospital Universitário da UFRJ aplica tratamento com jogos de computador que estimulam a atividade cerebral.

Ao ouvimos falar que videogames e jogos de computador, quando bem aplicados e dosados, são benéficos para a formação e reabilitação das funções cerebrais, muita gente até concorda, mas por dentro fica pensado “isso não é verdade! jogo é divertimento, não é coisa séria!”.

Pois o Hospital Universitário da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizado na Cidade Universitária do Rio de Janeiro, não apenas concorda com essa teoria, como está utilizando jogos de computador para reabilitação de pacientes com graves seqüelas de lesões cerebrais provocadas por AVC (acidente vascular cerebral) ou traumas. Os pacientes têm reaprendido a realizar tarefas do cotidiano e até retornar ao mercado de trabalho.

Em um dos jogos, por exemplo, o paciente está em uma casa e deve buscar por objetos, cômodos e fazer a higiene pessoal. Outra proposta é o supermercado, que permite a memorização, localização de produtos e realização de cálculos para concretizar a compra.

Por aí, percebemos que jogos podem parecer apenas brincadeira, mas nesse caso, a brincadeira é utilizada para estimular as funções de concentração, atenção, memória e coordenação motora, que ficam comprometidas com a lesão cerebral.

Atualmente, cerca de cem pacientes recebem o tratamento no hospital – outros 50 aguardam na fila de espera. O tratamento é realizado em sessões semanais de 40 minutos.

Agora, não dá para ignorar que videogames e jogos de computador realmente estimulam positivamente o cérebro, não é verdade?

quer saber mais sobre esse assunto? Acesse a matéria original no link http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u373351.shtml

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *