Temos percebido em algumas visitas aos postos e por relatos de usuários que falta um certo padrão na recepção dos usuários novos. Saber receber um cidadão no momento do cadastro pode fazer toda a diferença no trabalho do monitor e no convívio dentro do posto do Acessa.



É preciso lembrar que o usuário, quando chega pela primeira vez ao posto, não sabe como funciona e quem são os responsáveis. Provavelmente ele chegou porque alguém contou para ele, mas sem maiores detalhes sobre o Acessa. Por isso, é importante que o monitor tenha o cuidado de apresentar devidamente o Acessa SP. Explicar que o objetivo é oferecer o acesso ao computador e à internet. Logo em seguida, o monitor precisa explicar como o posto funciona:

? O acesso é gratuito.
? É possível utilizar o computador por 30 minutos, ao final do tempo, o usuário pode voltar para o final da fila e aguardar a vez novamente.
? As impressões são permitidas para currículos e serviços públicos ? contas de água, luz, telefone, gás, boletos de taxas públicas, comprovantes de serviços de governo eletrônico etc. Cada pessoa pode imprimir três folhas por dia.
? Não é permitido acesso de conteúdo pornográfico, jogos de azar e apologia ao crime.
? É obrigatório apresentar o RG para se cadastrar.
? Para acessar, é preciso apresentar o RG ou outro documento que contenha foto (carteira de motorista, por exemplo).
? Menores de 11 anos só podem se cadastrar e acessar acompanhados por um responsável.
? Menores de 16 anos devem se cadastrar na presença de um responsável.
? Informar qual o horário de funcionamento.

Logo em seguida o monitor deve passar o termo de adesão para o usuário ler e assinar. O ideal é que a leitura seja feita com o monitor para não restar dúvida.

Feito isso, o monitor efetua o cadastro, dá as boas-vindas, realiza o primeiro atendimento e informa que está a disposição ajudar a tirar todas as dúvidas que tiver. Não é preciso ter fogos de artifício ou banda de música, só respeito e clareza.

Quando o usuário é recebido corretamente, há mais chances de o usuário aproveitar melhor o serviço e as regras de funcionamento serem respeitadas. Assim, todos saem ganhando. O usuário porque está bem informado sobre o que é possível fazer e o monitor porque terá um ambiente mais organizado para trabalhar.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *