O Brasil e a Espanha têm o maior índice de usuários do WordPress e do Blogger.

O número de usuários brasileiros que lêem blogs atingiu 10 milhões de pessoas em fevereiro de 2008, segundo dados do Ibope/NetRatings, o que representa 45,5% dos internautas ativos. Em dezembro do ano passado, eram 9,6 mihões de brasileiros que acessavam blogs.

As ferramentas WordPress e Blogger são as que concentram mais leitores. Juntas, têm 7,7 milhões de usuários únicos mensais. Um ano antes, eram 3 milhões. O Brasil e a Espanha têm o maior índice de usuários dessas duas ferramentas.

“Cerca de 65% dos leitores de blogs chegam a essas páginas a partir de buscas no Google, o que indica que os blogs anônimos são dependentes dos buscadores. Em geral, são pessoas bastante jovens, na faixa de 12 a 24 anos”, explica José Calazans, analista de mídia do Ibope/NetRatings.

Por outro lado, a maior parte da audiência dos blogs famosos é transferida da capa dos portais que os abrigam. Blogs de jornalistas conhecidos atraem público mais velho, a partir de 35 anos. “Os jovens utilizam e comparam mais fontes. Eles também selecionam e filtram mais informações obtidas em fontes amadoras.”

O relatório do Ibope/NetRatings mostrou também que 80% do total de internautas residenciais ativos navegam mensalmente por meio de conexões rápidas. Entre leitores de blogs, esse índice chega, em algumas ferramentas, a 91%.

Por Ralphe Manzoni Jr., do IDG Now!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *