Os estudantes de ensino médio do Estado terão cursos técnicos gratuitos em Gestão de Pequenas Empresas.

A Secretaria da Educação definiu que essa modalidade será oferecida a 50 mil alunos, todos da Grande São Paulo. Somente para a capital haverá cerca de 24 mil vagas.

O curso técnico será semipresencial, no modelo Tele Curso Técnico, em parceria com o Centro Paula Souza, referência na área. A secretaria estuda a forma de seleção dos alunos que poderão participar e pretende ampliar a oferta gradativamente. A idéia é, após essa fase inicial na Grande São Paulo, levar o projeto para o interior e o litoral. A estimativa de gastos, incluindo treinamento, equipamentos e materiais didáticos, é de R$ 40 milhões.

Três semestres – Certificado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o curso terá duração de três semestres. O aluno deve começar a freqüentá-lo no segundo ano do ensino médio, nos períodos noturno e diurno. Haverá seis aulas semanais, e as classes terão entre 35 e 43 estudantes.

Outras modalidades estão sendo estudadas. Para receber os cursos, as escolas deverão ter salas de aula disponíveis. Se não houver, a secretaria colocará o curso em unidade próxima, podendo as aulas serem realizadas até aos sábados. Os professores responsáveis pelas novas aulas técnicas serão, preferencialmente, da mesma escola e receberão por maior carga horária ou carga horária suplementar.

Da Secretaria da Educação