Organização realiza atividades para condenar a censura da internet pelo mundo. Lista de “inimigos online” foi atualizada.

A organização contra censura Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lança, nesta quarta-feira (12/03), o primeiro Dia de Liberdade de Expressão Online.

Nesta data, a partir de agora, serão organizadas anualmente atividades que condenarão a censura na internet pelo mundo.

A RSF lembra que atualmente há no mínimo 62 dissidentes online presos, enquanto 2.600 sites, blogs ou fóruns de discussão foram fechados ou se tornaram inacessíveis em 2007.

A lista “Inimigos da Internet” foi atualizada, com a inclusão da Etiópia e Zimbábue. A organização ainda oferece uma nova versão do documento Handbook for Bloggers and Cyber-Dissidents, que ensina como criar blogs e driblar a censura aos mesmos.

A RSF convidou os internautas para “demonstrações virtuais”, onde poderão criar um avatar, escolher uma mensagem para seu banner e protestar contra um dos nove países que censuram a web: Burma, China, Cuba, Egito, Eritrea, Coréia do Norte, Tunísia, Turcomenistão e Vietnã.

À véspera da data, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) retirou seu apoio ao evento, alegando que embora apoiasse o “princípio” do dia, não poderia dar suporte às manifestações organizadas para marcar a data.

Do IDG Now!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *