Posto tem mais de 1100 acessos por dia e é opção de lazer e serviço para a comunidade

Inauguração Acessa Pq. da JuventudeO que você estava fazendo há exatamente um ano, em 19 de março de 2007? Pergunta difícil? Não para o Acessa São Paulo! Nessa data, o Programa inaugurava seu maior posto, o Parque da Juventude!

Hoje, 1 ano depois, há bastante o que comemorar, segundo a gestora do posto, Rute Aparecida Constantino da Silva. A média de acessos diários alcança a marca de mais de 1100 por dia, número inédito entre todos os postos do Programa. Rute destaca o fato de o posto “se integrar à comunidade do entorno, prestando serviços importantes de cidadania, como busca de empregos e produção de currículos”.

E, para ajudar tanta gente a encontrar o que precisa e utilizar o Acessa para fazer o que precisa, o Parque da Juventude conta com 10 monitores, dentre os quais está Juan Francisco Bastos Pavos, de 18 anos, que trabalha no posto desde a inauguração. Quem melhor para contar um pouco do que rola no dia-a-dia do Parque?

Juan confirma a importância do posto para a comunidade da região e complementa: “uma parte dos jovens que vêm aqui quase todo dia, gente aqui do pedaço mesmo, era meio irritada, agitada, até mesmo um pouco mal-criada, no começo. Com o tempo, eles passaram a ficar mais tranqüilos, mais focados mesmo. Criou um clima de respeito entre eles e a gente”.

Posto Parque da JuventudeNos 60 computadores dedicados ao atendimento normal, circula todo tipo de gente, de todas as idades e nível de conhecimento, diz Juan. “A maioria vai de uns 16 a 28 anos, mas tem também o pessoal mais velho, tem de tudo”. Ele conta que já atendeu inclusive pessoas que nunca tinham mexido em um computador na vida, e tiveram o primeiro contato ali, no posto.

Espaços diferenciados

O Acessa Parque da Juventude conta com espaços diferenciados para atividades variadas, que vão além do atendimento normal. Há a sala especial para deficientes auditivos, com 10 máquinas, que tem atendimento qualificado para esse público. A monitoria da sala é feita por pessoas que se comunicam em Libras, a língua brasileira de sinais.

Tem também a sala de estudos, criada em função da demanda dos freqüentadores. “Tem os alunos da escola que funciona aqui no Parque, fora o pessoal que mora aqui na região mesmo, para quem só meia hora por vez não é suficiente, às vezes”, diz a gestora Rute.

Na sala de estudos, os usuários têm à disposição 15 computadores em que podem permanecer por até uma hora, mas não podem acessar sites de relacionamento ou mensageiros instantâneos; afinal, a sala é dedicada a estudo e trabalho. “O pessoal gosta bastante desse espaço, a procura é grande”, observa Rute.

E a cultura não rola só nesse espaço, não: é no Parque da Juventude que está o AcessaLivro, programa desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura. É uma biblioteca diferente das convencionais, em que o usuário não precisa de cadastro para pegar livros emprestados.

Desde o final de 2007, ainda, o posto do Parque da Juventude é o “quartel-general” do Programa de Formação Continuada de Monitores, que utiliza um espaço do posto para suas atividades. Mensalmente, monitores de todas as partes do Estado são reunidos no Parque para aprender coisas novas e melhorar o atendimento ao público.

Futuro
As perspectivas da gestora Rute para o caminho que leva ao segundo ano do posto são boas: “em breve inauguraremos uma sala dedicada a deficientes visuais, com softwares específicos. Estamos apenas finalizando as adaptações”, conta ela. “Além disso, o MetaProjeto será trazido para cá, e já há vários usuários bem interessados nas atividades que serão desenvolvidas”. “E, claro, esperamos todos os que quiserem vir acessar aqui, de braços abertos!”, Rute finaliza, empolgada.

Por Marina Iemini Atoji, da equipe de Internet e Comunicação do Lidec

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *