A novidade permitirá ao usuário saber as semelhanças genéticas com outros internautas

Muitos dos usuários de redes sociais — sites como Orkut, MySpace e Facebook — divulgam em suas páginas dados pessoais, como telefone, e-mail, endereço e fotos, entre outras. Mas um site de relacionamentos que será lançado pela empresa 23andMe quer levar isso ainda além, permitindo que os internautas publiquem dados sobre seu DNA. A data de estréia do serviço ainda não foi divulgada.

A publicação “Technology Review”, que antecipou o lançamento, afirma que a novidade permitirá ao usuário saber as semelhanças genéticas com seu melhor amigo e também com seu irmão, por exemplo. O objetivo é encorajar as pessoas a fazerem testes de DNA, oferecidos a US$ 1 mil por essa companhia que recebeu investimento do Google.

Para descobrir suas informações genéticas, o cliente deve enviar à empresa (em um kit especial) uma amostra de cuspe, que resultará na análise de 600 mil variações genéticas ligadas a doenças, peso e cor do olho, por exemplo. Como a rede social ainda não está disponível, atualmente esses dados ficam restritos às pessoas que pagam para obtê-los.

“Parece que as principais curiosidade das pessoas são suas raízes, suas origens. O próximo passo é querer fazer comparações dessas informações com as de outras pessoas”, afirmou Linda Avey, que criou a empresa com Anne Wojcicki. As sócias esperam que, como já aconteceu com outras redes sociais, os próprios usuários divulguem o serviço e contribuam para sua popularização.

Mildred Cho, biomédica da Universidade de Standford, afirma que a nova página pode atender a uma necessidade que parece já existir. “Será uma extensão daqueles grupos formados por pessoas que têm uma mesma doença. Mas também existe o perigo de supervalorizar essas semelhanças. Há um ceticismo sobre quão significativas são essas informações genéticas”, continuou.

Em sua estréia, o principal objetivo da rede social será divertir os usuários. No entanto, a longo prazo a meta das sócias é criar um banco de dados de genoma grande o bastante para revelar informações médicas e científicas importantes sobre os integrantes da rede social.

Do G1

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *