Enquanto YouTube promete a ferramenta para breve, Yahoo! já tem site no ar, já com 80 canais

O YouTube, já mais do que popular site de compartilhamento de vídeos na web, anunciou nesta sexta-feira (29) que em breve permitirá que esse comaprtilhamento seja feito também com vídeos ao vivo, ou seja, transmitidos em tempo real.

A previsão para que a ferramenta que permitirá o compartilhamento de vídeos ao mesmo tempo em que são captados esteja pronta é para o final deste ano, segundo Steve Chen, o fundador do site.

Homepage Yahoo! Live
Correndo por fora, no entanto, o Yahoo! já lançou esse serviço no início de fevereiro: o Yahoo! Live, ainda em fase experimental. Já são 80 canais ao vivo contabilizados, que vão desde espécies de programas de TV feitos por “pessoas normais”, com apenas uma webcam, até “diários”.

O Yahoo! Live disponibiliza ferramenta como o “embed” (colocar a telinha de exibição do vídeo em um blog ou site para que ele seja exibido ali mesmo, sem a necessidade de se entrar no site em que o vídeo foi postado) para as transmissões ao vivo. Ferramenta comum nos sites de compartilhamento de vídeos, como no próprio YouTube.

Ao mesmo tempo em que o usuário transmite o seu conteúdo, pessoas que o estão assistindo podem também entrar em um chat, que rola ao lado da tela de transmissão (em destaque em vermelho, na figura abaixo), e ver que outros usuários do Yahoo! Live estão assistindo àquele canal – e ver também o que essas pessoas estão transmitindo (em destaque em laranja, na figura abaixo). A proposta, segundo informa o site do Yahoo!, é que o serviço é “vídeo social” – feito para ser interativo e colaborativo em tempo real.

Canal no Yahoo! Live

Para produzir e transmitir pelo Yahoo! Live, basta ter uma webcam e uma conta no Yahoo!. Mas cabe lembrar que, por ter muitas propriedades e funcionar com o chamado streaming de vídeo, o site exige pelo menos uma banda larga razoável. E, claro, é uma versão experimental – portanto, está sujeita a alguns erros e tropeços.

Por Marina Iemini Atoji, da Equipe de Internet do Lidec

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *