Nada de pornografia. O dia 9 de abril é o dia para ver os sites que você visita sem a roupagem bonitinha

9 de abril é dia de ficar pelado! Mas calma: antes de arrancar a camisa, leia o resto da matéria…

Hoje é o CSS Naked Day! Tradução: 9 de abril, na internet, é o dia de despir os sites, ou seja, tirar suas “roupas” (que são determinadas pelo CSS, um conjunto de códigos que dizem como o site deve se parecer). A intenção é mostrar para os internautas como é a estrutura de um site e como ele pode ser acessível.

A iniciativa serve ainda como incentivo para que os desenvolvedores criem páginas compatíveis com os padrões web (estudados e determinados pela W3C – www.w3c.org). Isso torna a internet mais uniforme – por exemplo, já notou que dependendo do navegador que se usa, uma página pode ficar diferente?

CSS Naked DayO CSS Naked Day está divulgado em http://naked.dustindiaz.com/, e foi uma dica do monitor Alessandro, de Itaporanga. Ele ensina como despir um site (com todo o respeito):

“Basta navegar normalmente, como sempre. Ao abrir um site, (no Firefox) clique em Exibir -> Estilos da Página -> Nenhum Estilo. Vocês verão a página inteiramente nua, e com isso vão sentir as dificuldades que têm os usuários com limitações de acesso. Vimos isso na capacitação sobre Acessibilidade. Se quiser voltar a ver o site normalmente, é só clicar em Exibir -> Estilos da Página -> Nenhum estilo.”

Exibir estilos no Firefox

Segundo Alessandro, “Vale a experiência. Experimentem no Orkut, no Gmail, em lojas virtuais, etc. É bem interessante.”

Por Marina Iemini Atoji, da equipe de Internet do Lidec

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *