Os universitários trabalham nas escolas estaduais nos finais de semana; em troca, recebem o valor correspondente à mensalidade escolar.

A Secretaria de Estado da Educação está com inscrições abertas para 5 mil vagas destinadas ao Programa Escola da Família. As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira, 11 de abril, pelo site www.escoladafamilia.sp.gov.br.

Os participantes do Escola da Família têm a função de trabalhar nas escolas estaduais nos finais de semana. Em troca, recebem o valor correspondente à mensalidade escolar. O governo do Estado paga 50% da mensalidade, com teto de R$ 267. A instituição privada completa o gasto que o aluno teria.

No mês passado a Secretaria já havia aberto inscrições para 10 mil vagas destinadas ao programa. Cerca de 20 mil pessoas procuraram a pasta, mas apenas cerca de 5 mil preencheram os requisitos necessários e passaram a fazer parte do programa. Por isso a reabertura das 5 mil restantes.

Os candidatos precisam preencher os seguintes pré-requisitos: serem concluintes do Ensino Médio na rede pública paulista (estadual ou municipal – os três anos), estarem matriculados em curso de graduação de uma das 224 instituições de ensino conveniadas com a Secretaria e não receberem outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior. Ao todo, cerca de 15 mil estudantes já participam do programa.

O Programa Escola da Família transforma escolas estaduais em centros de convivência, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de trabalho. Os universitários serão monitores para, por exemplo, atividades de dança, música, brincadeiras, atividades esportivas, ações de prevenção em saúde, cursos de informática e idiomas e aulas de cerâmica, pintura e idiomas.

Para ver a lista das instituições participantes, entre aqui

Da Secretaria da Educação, no Portal do Governo de São Paulo