Monitor do Acessa mantém blog sobre tecnologia em formato compreensível para quem não está acostumado

Rozenildo, monitor de IbiúnaComo monitor do posto de Ibiúna, Rozenildo Pedroso já tem como atividade de trabalho ajudar pessoas a descobrir e desenvolver o uso da tecnologia. Mas ele não se contentou em ficar apenas entre as quatro paredes de seu posto, e decidiu fazer mais: abre, na internet, janelas da tecnologia para aqueles que têm menos familiaridade com a área.

Janela TecnológicaDesde março deste ano, mantém o blog Janela Tecnológica, em que fala de tecnologias que já existem e também daquelas que estão em desenvolvimento. O tom dos textos passa longe do “informatiquês”, que é difícil de entender para quem não conhece muito desse mundo. Resultado do fato de Rozenildo adorar escrever.

Junte-se, então, uma pessoa que sempre gostou da área de tecnologia (a ponto de escolhê-la como profissão) e adora escrever… Eis um blog sobre o tema! O objetivo de Rozenildo com o “Janela Tecnológica” é mais do que divulgar suas idéias; passa por compartilhar o que aprende na faculdade de Sistemas de Informação.

Rozenildo, afinal, percebeu que muitas pessoas ainda não se habituaram com a tecnologia e com o volume de informações relacionadas à área. E num blog, segundo ele, “muitas pessoas que detém algum tipo de habilidade têm um ótimo canal de comunicação para mostrá-la sem ter que depender da mídia tradicional (jornal, revista, rádio, etc.)”.

A internet não é apenas uma plataforma para Rozenildo. Ele a vê como uma ferramenta de apoio, por disponibilizar fontes de informações mais técnicas que ele aborda de modo mais informal no “Janela”. “Dessa forma eu aproximo os leitores que querem conhecer ou aprender sem ter que lidar com detalhes técnicos”, conta ele.

O trabalho como monitor do Acessa vem como um incentivo para essa “atividade extra”: afinal, ele convive diretamente, em sua maioria com o pessoal a que destina seus posts no “Janela”, e sabe assim em primeira mão os temas que mais interessam a um público muitas vezes pouco habituado a termos e fatos da tecnologia.

Mas Rozenildo não se vê apenas como um produtor de conteúdo. Coloca-se à inteira disposição daqueles que gostariam de fazer como ele e publicar seu próprio conteúdo na internet! Afinal de contas, na visão dele um blog é uma ótima ferramenta para “pobres mortais” divulgarem suas idéias e conhecimento…

Para abrir seu blog
Há muito tempo, o blog deixou de ser um mero diarinho virtual para ser fonte de informações e espaço de troca de conhecimento entre diversas pessoas em diversas partes do mundo. Basta ver o grande número de blogs de jornalistas que acabam funcionando como ponto de partida para grandes manchetes, e os blogs sobre cultura pop que são referência para quem gosta de saber o que há de novo no meio.

Para quem se animou com a idéia e quer começar o seu próprio, é só procurar um servidor gratuito! O mais popular é o Blogger, mas tem ainda o WordPress (um pouco mais complexo), o Multiply, entre outros.

Todos permitem a escolha de um layout (cores, tipos de letras e disposição de elementos na página) ou mesmo a criação de um só seu, caso você já tenha algum conhecimento em linguagem HTML.

Se tinha vontade de publicar algo na web mas não sabia onde, o blog pode ser uma boa (e simples) opção!

Por Marina Iemini Atoji, da equipe de Internet do Lidec

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *