Com a popularização do e-mail, cada vez mais pessoas têm acesso a essa ferramenta. Também por isso, ela passou a ser um alvo mais freqüente de pessoas mal-intencionadas, que querem conseguir informações pessoais dos internautas.
O objetivo dessas pessoas é diversificado. Alguns querem conseguir senhas de banco, por exemplo, com o intuito, claro, de roubar os usuários. Outros querem a relação de sites visitados pelo internauta e, assim, conseguir informações para enviar mais mensagens indesejadas – o famoso “spam”.
Muitos querem conseguir o maior número de e-mails possível para enviar spam (que podem ser de propaganda ou mesmo vírus). Uma das formas mais eficientes de fazer isso é espalhar boatos, ou os “hoaxes“, como são conhecidos na internet.
Esses boatos normalmente são informações alarmentes – e falsas – que despertam a curiosidade do internauta, que quer abrir o e-mail e o arquivo. O último famoso foi um e-mail que supostamente conteria um vídeo com a confissão de Alexandre Nardoni, dizendo que matou a filha Isabella.
O suposto vídeo é, na verdade, um programa malicioso que faz justamente aquilo que falamos acima: rouba a senha de banco dos internautas. Veja aqui a análise desse caso.
O site Quatro Cantos é um dos que desmascara esse tipo de mensagem. Há uma seção específica para os “hoaxes”, ou os boatos virtuais. Há diversos outros sites que também fazem esse tipo de denúncia, como o Balela.info.
Ficam algumas dicas para não cair em golpes:
- Não repasse e-mails com informações que você não tem certeza. Pode ser só um boato para conseguir mais endereços de e-mail;
- Quando for repassar mensagens de e-mail, coloque os endereços no campo CCO (ou “cópia oculta”) ou BCC (sigla da cópia oculta em inglês);
- Não abra e-mails suspeitos, ainda mais se houver um arquivo anexado. Os vírus instalados dão muito trabalho para remover e pode levar tempo para você perceber que está infectado;
- Antes de clicar em um link, coloque o mouse sobre o endereço e olhe na barra de status (que fica na parte de baixo do navegador). Lá é mostrado o endereço real para onde o link aponta;
- Quando for entrar em sites de banco, coloque primeiro a senha errada. Se o programa aceitar, provavelmente é um programa instalado no seu computador que simula o site para roubar sua senha.
Espero que aproveitem as dicas e naveguem com segurança!