De acordo com IBOPE, 17,5 milhões de internautas usam o Orkut, a principal comunidade do Brasil

O Brasil é o que mais acessa redes sociais com 18 milhões de freqüentadores de comunidades e blogs a partir de casa. A revelação vem de uma pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings que analisou o comportamento dos usuários desses tipo de site em dez países.

De acordo com o relatório, 17,5 milhões de internautas usam o Orkut, a principal comunidade do Brasil. Em segundo lugar vem o Blogger com 15,1 milhões de usuários e em terceiro o WorldPress, com 8,2 milhões de freqüentadores.

Uma das principais conclusões da pesquisa foi que o público que acessa rede social não é mais apenas o jovem. Usuários maduros já estão freqüentando esses sites. “A presença em comunidades tornou-se fundamental para uma empresa que deseja conquistar tanto futuros consumidores como reforçar a marca nos que estão em idade de consumo ativo”, segundo Alexandre Magalhães, analista do Ibope/NetRatings, que conduziu a pesquisa.

Metodologia

Para levantar os dados para nova pesquisa, o Ibope/NetRatings tomou como base o Orkut que é a maior rede social do Brasil. O instituto desenvolveu um robô em parceria com a USP que passou a mapear o freqüentador das redes.

Foram analisados setores, como por exemplo, o automobilístico e feito um mapeamento das comunidades que falam bem ou negativamente de determinada marca. O robô capturou as últimas 50 pessoas dessas redes, que ao todo somou a um número máximo de 5 milhões de usuários.

O robô varreu as comunidades para avaliar quais outras estavam linkadas a elas. Para chegar ao mais próximo do tipo de pessoa que freqüenta essas redes, analisando, faixa etária, região em que mora e sua idade é real.

Segundo o Ibope/NetRatings, esse cruzamento de dados é capaz de até identificar perfil dos internautas por tema, como por exemplo, se ele gosta de esporte, bebidas, que hobbys possui e em que área profissional atual.

Do WNews

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *