Todo computador deve ter um anti-vírus e provavelmente você já ouviu isso antes. Esses programas ajudam a manter a segurança do computador, impedindo que arquivos maliciosos se instalem.

Mas um dos ataques mais perigosos é aquele “permitido” pelos próprios usuários, enganados por e-mails ou sites maliciosos, que induzem o usuário a “instalar” o vírus, quebrando as defesas do computador.


Um problema comum entre os infectados por vírus é a falta de atualização do software anti-vírus. É importante manter sempre a chamada base da dados do programa, atualizada. Normalmente essa atualização é gratuita e feita pela internet. Pode, inclusive, ser feita automaticamente.

Mas em uma época de constante aumento do uso de computadores, e-mails, Orkut etc, os ataques passaram a evoluir também. Para quebrar a barreira que os anti-vírus fazem para proteger o computador, os ataques passaram a contar com um aliado importante: os próprios usuários.

Para os anti-vírus, é difícil proteger o computador de arquivos abertos e executados pelo usuário. É como um “fogo amigo” (expressão usada em guerras, quando um soldado ataca, sem querer, um aliado).

Esses programas, quando executados, desabilitam a segurança oferecida pelos anti-vírus e abrem as portas para ataques. Algo como o famoso Cavalo de Tróia, usado pelos gregos para enganar e abrir as defesas dos troianos. O termo, inclusive, passou a ser usado para esses programas maliciosos, conhecidos como Trojan Horses, ou Cavalo de Tróia, em inglês.

Por isso, é importante tomar muito cuidado com os arquivos que se abre no computador. Se tiver dúvidas, não abra, mesmo que tenha recebido de uma pessoa conhecida. Você pode estar abrindo as portas do seu computador para inimigos!

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *