Parceria do Governo do Estado com prefeituras leva AcessaSP a 69% das cidades paulistas.

Atualizado às 12h47

Em uma cerimônia na manhã desta segunda-feira, o secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, oficializou a parceria entre o governo estadual e prefeituras municipais para criação de 107 novos postos do AcessaSP.

O acordo foi oficializado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista, e contou com a presença dos prefeitos dos municípios para a assinatura do compromisso.

O programa AcessaSP, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), permite que a população tenha acesso gratuito à Internet por meio dos postos espalhados pelo estado.

O secretário destacou em seu discurso a importância do Programa, por demandar um baixo investimento e oferecer alto ganho social. Deu como exemplo um jovem que trabalhava em um semáforo próximo ao posto de Santo Amaro, que acessava a Internet para estudar e se preparar para o vestibular. Com os estudos, o rapaz conseguiu passar no curso de Matemática da USP e em um concurso público.

Segundo o secretário, o AcessaSP é importante por atender as pessoas que mais precisam, que não têm computador ou acesso à internet em casa.

Para que o Programa tenha sucesso, Beraldo ainda enfatizou a importância da escolha dos monitores – que são aqueles que têm contato direto com os usuários – e o incentivo das prefeituras para que a população utilize o benefício.

De acordo com o secretário, o governador José Serra determinou a expansão do Acessa SP para todos os municípios do Estado até 2010. Com os 107 novos postos que serão instalados a partir do acordo firmado hoje, o AcessaSP estará presente em 69% das cidades do estado. “Vamos entregar neste ano 120 novos postos, dos quais 107 assinaram o convênio hoje”, disse Sidney Beraldo.

Por Felipe Lobo, da equipe do Portal AcessaSP