Os bancos brasileiros cada vez mais investem no uso de Internet banking. Atualmente, 27,3 milhões de pessoas já acessam suas contas bancária via Web, segundo o relatório da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Se você faz parte desse grupo ou tem vontade de aderir, fique atento às dicas para usar seu banco na Internet com segurança.


Cuidado com sites falsos
Os fraudadores estão aplicando um dos golpes mais antigos: o das páginas clones. Nessas situações os golpistas criam páginas falsas que imitam o site do banco para que o internauta forneça seus dados. Nesse momento o clone armazena as informações e as reenvia ao estelionatário. A dica para escapar desse tipo de golpe é simples. Basta digitar direto no browser a URL (endereço) do site verdadeiro do banco. Geralmente, as páginas clones usam endereços diferentes.

Faça o teste do site falso
Uma outra maneira de descobrir se o site é mesmo do seu banco é digitar dados errados nos campos. Principalmente a senha. Se a informação falsa que você digitar for aceita isso significa que a página não é verdadeira. Isso porque, quando a senha está incorreta os sites dos bancos apresentam uma mensagem de erro.

Não compartilhe sua senha
Outra dica básica, mas que muitos usuários esquecem é não passar seus dados para outras pessoas. Dados como número da sua agência, conta corrente, senha e frase secreta não devem ser compartilhados anão ser com funcionários do banco.

Cuidado ao acessar sua conta em lugares públicos
Antes de acessar áreas seguras na Web procure saber se o lugar de onde você acessa oferece segurança. O ideal é evitar o acesso a partir de cibercafés e lan houses. No caso do Acessa SP a segurança é maior já que o ambiente é controlado e ninguém consegue instalar qualquer programa nos computadores dos postos.

Não acredite em e-mails
Os bancos só enviam e-mails para os seus clientes quando solicitados. Se você nunca autorizou o recebimento de mensagens não tem que recebê-los, nem respondê-los. E mesmo se tiver solicitado evite clicar nos links. O ideal, mais uma vez, é sempre digitar o endereço do Internet banking no braowser do navegador.

Cadastros não são feitos via Web
Nunca responda e-mails que solicitem seus dados bancários, pois as instituições financeiras não fazem cadastro via Internet. Geralmente, para se cadastrar no Internet banking o cliente tem que entrar em contato com o seu banco por telefone ou presencialmente.

Por Larissa Januário, do Portal AcessaSP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *