Mensagem contém um link para um ambiente contaminado que infecta a máquina do usuário

São Paulo, 29 de julho de 2008 – Circula na internet um e-mail com conteúdo falso que simula uma intimação judicial. A mensagem contém um link para um ambiente contaminado, que, ao entrar, infecta a máquina.

Esses e-mails são desenhados com logomarcas dos órgãos oficias e com o linguajar tradicional dos termos jurídicos justamente para dar a impressão de legalidade e enganar as pessoas. Os ladrões atingem seus objetivos se os usuários de computadores não estiverem protegidos contra os ataques cibernéticos a partir da utilização de software antivírus atualizado e que ofereça a capacidade de proteção proativa.

O corpo da mensagem traz o seguinte conteúdo: “N.º 687/2008 URGENTE! PROCEDIMENTO INVESTIGATÓRIO N.º 687/200” e outro com “Despacho Ministério Publico e Justiça Federal”. Ambos possuem texto no corpo da mensagem simulando carta oficial e solicitando que fosse aberto um arquivo compactado onde o usuário poderia obter informações sobre os tais “processos”.

Os arquivos descarregam o mesmo trojan, o Dadobra.AQC, criado para abrir a porta do PC para que os ladrões cibernéticos possam se utilizar de possíveis vulnerabilidades do PC e depois realizar o acesso remoto para a captura de dados pessoais e bancários dos usuários.

“Os órgãos públicos e instituições financeiras não enviam intimações nem cobrança por e-mail. Saber disso é o primeiro passo para que o usuário de PC possa estar um passo à frente em sua proteção contra os ataques cibernéticos”, afirma Ricardo Bachert, presidente da Panda Security no Brasil. “

O segundo passo é não confiar e não abrir quaisquer arquivos anexados a mensagens de correio eletrônico de origem desconhecida. O terceiro passo é manter suas aplicações de segurança, software e sistema operacional permanentemente atualizados. Todo cuidado é pouco demais quando o assunto é se ver livre destes ataques pela Internet, acrescenta o executivo.

Do WNews

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *