O volume mundial de spams é atualmente superior a 120 bilhões de mensagens diárias. Isso equivale a 20 mensagens por dia para cada pessoa no planeta, segundo levantamento da Cisco. Essas mensagens além de lotarem sua caixa de e-mail, podem trazer vírus. Saiba como evitar esse problema:

Não use seu e-mail principal para tudo
Usar o e-mail principal em qualquer site aumenta as chances de receber ataque de spams. A sugestão é fazer uma conta secundária ou temporária para transações online na Web.

Não abra e-mails desconhecidos

Só abra e-mails que você conhece a procedência. Os spams com freqüência trazem softwares capazes de informar aos spammers quantos ou quais endereços de e-mail as receberam e abriram. E na maioria das vezes, um e-mail suspeito é spam.

Não responda e-mails suspeitos
Caso você receba uma mensagem suspeita ou de desconhecidos não responda. O melhor a fazer é apagá-la. Porque ao responder um spam, mesmo para pedir que seu e-mail seja removido da lista, você confirmará que o endereço é válido e sua caixa de entrada poderá receber ainda mais spams.

Não clique em links
Normalmente, os spams trazem links. Não clique, mesmo que seja um link para ?cancelamento de assinatura?. Esse endereço pode levá-lo a uma pagina suspeita ou infectar o computador com spyware ou vírus.

Desconfie sempre
Geralmente, os crackers, criminosos da Web, utilizam nomes de grandes empresas e órgãos do governo para aplicar golpes de spams. Por exemplo, eles podem mandar e-mail em nome do Serasa, da Receita Federal, Polícia Federal, bancos e lojas virtuais. Fique atento, porque essas organizações costumam enviar e-mails somente quando solicitado pelo internauta. Logo, se você não se cadastrou o e-mail com certeza é falso.

Não compre
O spam existe porque é lucrativo. Mesmo que apenas uma pessoa em um milhão compre alguma coisa, os criminosos ganham dinheiro. Portanto, nunca compre nada de spammers. Não incentive essa prática.

Por Larissa Januário, do Portal AcessaSP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *