Proposta é levar acesso a todos habitantes do município

Jaú, 30 de julho de 2008 – A Agência Nacional de Telecomuniciações (Anatel) autorizou a Prefeitura de Jaú (47 quilômetros de Bauru) a explorar o serviço de banda larga de acesso à Internet, que será oferecido gratuitamente à população.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a administração municipal protocolou processo no início deste ano para regulamentar o uso da radiofreqüência, que será utilizada pelo poder público.

No último dia 14, foi publicado no Diário Oficial da União, o ato que autoriza a exploração de forma direta dos serviços de telecomunicações do Serviço de Rede Privado, na submodalidade do Serviço Limitado Privado, de interesse restrito, por prazo indeterminado, sem caráter e exclusividade e de forma gratuita, limitando o acesso aos serviços da prefeitura e aos munícipes.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação, Marcos Ribeiro, a licença foi concedida porque o município mantém um programa de inclusão digital. “A proposta da prefeitura é conectar, gradativamente, todos os setores externos ao paço municipal e disponibilizar o acesso à rede mundial de computadores aos munícipes, através de hotspots, telecentros e Acessa Jahu e as residências do cidadão, através de antenas e kits sem fio”, explica.

De acordo com a assessoria, atualmente, estão em funcionamento os telecentros Acessa Jahu, no terminal rodoviário e o telecentro Acessa São Paulo.

Cerca de 70% das unidades de saúde estão interligadas, disponibilizando a população do agendamento de consultas e dispensação de medicamentos.

Ainda segundo a assessoria, hotspots (pontos com a tecnologia Wi-Fi, sem fio) estão disponíveis na Praça da República e os sistemas internos de gestão estão interligados.

O objetivo da administração municipal, segundo a assessoria, é tornar a cidade tecnológica, toda interligada pela Internet sem fio e gratuita, onde qualquer cidadão pode sentar na praça, abrir um notebook e navegar na rede.

Do Jornal da Cidade de Bauru