As lojas virtuais cresceram 41% no 2° trimestre de 2008 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a consultoria de comércio eletrônico e-bit. Se você pretende fazer, ou já faz compras online fique atento a alguns passos para não levar prejuízo.

1.Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou àquelas indicadas por amigos e parentes.

2. Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa. A e-bit, por exemplo, oferece avaliação dos consumidores.

3. Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Clique no link ?onde encontro?, depois em ?CNPJ/CGC?, ?consulta cadastros? e ?consulta situação cadastral?. Se a situação estiver ?baixada?, ?cancelada? ou ?inativa?, desista da compra.

4. Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.

5. Prefira empresas que aceitem formas de pagamento garantido via Internet ou cartão de crédito de administradoras/bandeiras renomadas, pois essas lojas já foram previamente avaliadas pelas administradoras dos cartões e procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários.

6. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, ? geralmente essas páginas são iniciadas por https:// – e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

7. Proteja seu computador e evite inserir dados de pagamentos em computadores de lan houses. No caso das máquinas do AcessaSP, o Programa garante que os computadores recebem manutenção. Em caso de dúvida consulte o monitor do posto.

8. Não abra e-mails de procedência duvidosa e evite clicar em links enviados por e-mail. A curiosidade é a porta de entrada dos fraudadores para instalar programas espiões que roubam senhas e outros dados de seu computador.

9. Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados ou a empresa pode estar sonegando impostos, ou pior, estar sendo vítima de um estelionatário.

10. Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.

Por Larissa Januário, do Portal AcessaSP

Um comentário 10 passos para comprar na Internet com segurança