Estudo do Datafolha a pedido da F/Nazca constatou que 48% dos usuários navegam em locais públicos

A terceira edição da F/Radar, pesquisa conduzida pelo DataFolha a pedido da F/Nazca, constatou que 47% dos cidadãos adultos têm acesso à internet, o que representa 59 milhões de internautas maiores de 16 anos. Desses, cerca de 48% navegam em locais públicos (29% em LAN houses, 10% em escolas, faculdades ou universidades e 9% em postos de acesso público).

A própria agência afirma que os resultados surpreenderam “não só por apresentar um número maior de usuários do que os apontados pelas últimas pesquisas do Ibope/NetRatings, mas também por alertar para o processo de democratização do acesso à internet que ocorre no Brasil com o aumento de LAN houses e postos de acesso gratuitos”.

A F/Radar entrevistou 2.110 pessoas entre os dias 26 e 27 de março, segundo a proporção da população por regiões, estados, capitais/interior em cerca de 150 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Para o diretor de planejamento da F/Nazca, Fernand Alphen, os números impressionam mais ainda quando comparados aos de outros países: “Fizemos comparativos Estados Unidos e França, e constatamos que o Brasil vive um fenômeno à parte, onde há uma popularização dos meios digitais. Se a relação renda per capita x acesso à internet existisse, o Brasil teria 6 vezes mais pessoas com acesso à internet que os EUA (um número maior que o da população total do país).”

O mapeamento explorou também dados sobre a Web 2.0: 53% dos entrevistados que acessam a internet já incluíram ou incluem textos e/ou informações de sua autoria na web. O número de pessoas que afirmam postar comentários em sites de notícias evoluiu de 3% da última edição da pesquisa F/Radar para 11% na mais recente.

Pirataria – A pesquisa também investigou a compra de CDs e DVDs piratas, e aputou que essa é uma prática comum para os entrevistados: 71% disseram já ter comprado CDs piratas, enquanto 61% já adquiriram alguma vez DVDs ilegais.

Da Cidade Biz

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *