Uma das dicas dos professores é começar pelas questões mais fáceis

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem buscar) 2008 será no próximo domingo (31) e mais de quatro milhões de estudantes se inscreveram para fazer a prova – que vale pontos em mais de 500 universidades do país.

Os simulados preparam os alunos para o exame. “São 63 questões mais a redação e isso em cinco horas de prova”, diz Johner Dornelles, estudante.

Um professor aconselha começar pelas questões das disciplinas que o aluno tem mais facilidade e dedicar uma hora, no mínimo, à redação e nada de começar por ela.

“Se alguns elementos cobrados na redação estavam expostos nos textos dos enunciados das questões ele vai ter inclusive um problema pra poder terminar a prova num tempo hábil, porque ele vai inevitavelmente tentar refazer a redação”, diz Marcos Ragazzi, coordenador pedagógico.

Associar idéias

Nessa reta final os professores não aconselham perder horas tentando decorar o conteúdo das matérias do ensino médio. Nas provas do Enem não é exigido, por exemplo, saber fórmulas de cor. O que aluno precisa ter é a capacidade de associar idéias pra resolver os problemas.

“Os próprios enunciados trazem informações que levarão o aluno a obter a resposta final”, diz Newton Miranda, professor de história.

Estar em dia com as notícias também ajuda bastante. Palavra da dona da maior nota do último Enem. “Eles pegam algum problema de saúde, por exemplo, que afeta a população brasileira e eles podem cobrar também alguma solução que você daria aquele problema”, diz a estudante Luiza Castro.

Além da prova vale também lembrar de algumas questões importantes. Chegar ao local do exame pelo menos uma hora antes, levar o documento de identidade com foto, comprovante de inscrição, caneta com tinta preta, lápis número 2 e borracha e não cometer exageros até o domingo.

“É importante descansar antes pra não chegar no dia e ter algum problema emocional, psicológico e até físico”, diz Taila Gomes Santos, estudante.

Do G1

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *