Conexão de 1 Gbps estará disponível para integrar as universidades brasileiras

São Paulo, 15 de agosto de 2008 – O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) inaugurou em São Paulo a MetroSampa, infra-estrutura de fibras ópticas que possibilitará a ativação de conexões com capacidade de 1 Gbps para os principais centros de ensino e pesquisa da Grande São Paulo.

A rede será usada em aplicações avançadas e na troca de grandes quantidades de dados. Redes semelhantes à de São Paulo já estão em operação em Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal e Natal. Até o fim do ano, serão criadas 27 redes ópticas metropolitanas operacionais em todo o País, e interligadas pela Rede Ipê, a rede nacional operada pela RNP, organização responsável pela internet acadêmica no Brasil.

Instituições que participam da rede podem, inclusive, compartilhar iniciativas de educação à distância e interagir por meio de videoconferência. Um dos principais projetos beneficiados pela MetroSampa é o da Integração da Capacidade Computacional da Unesp (GridUnesp).

Primeiro Grid universitário da América Latina, o GridUnesp foi criado para atender à demanda de docentes e pesquisadores por grande capacidade de processamento e armazenamento de dados em áreas como física de altas energias, engenharia mecânica, meio ambiente e geociência.

Do WNews

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *