Esse será o primeiro hospital brasileiro a adotar sistema que mostra o histórico médico de pacientes

O Instituto do Câncer de São Paulo será o primeiro hospital brasileiro a adotar um sistema de prontuário digital móvel que mostra o histórico médico de pacientes internados.

O diretor do hospital, Giovanni Cerri, disse que esse prontuário eletrônico substitui a prancheta que simbolizava um pouco do passado e que podia conter erros. “Essa é uma melhoria digital que permite uma evolução no atendimento e a possibilidade de ter todas as informações nesse veículo eletrônico que irá fazer parte do Instituto do Câncer de São Paulo e no futuro de outros hospitais”, afirmou em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Segundo o diretor, o prontuário está conectado com a central de informações do hospital e todas as informações ficam armazenadas. “Não existe mais a necessidade de recorrer a papéis para ter informações do passado do paciente ou sobre dados anteriores que às vezes são necessários em suas internações novas. O acesso [a informações” > de internações passadas passa a ser toda on line, o histórico do paciente fica permanentemente arquivado e de fácil acesso.”

De acordo com ele, com o sistema será possível verificar os dados do paciente, seu histórico na instituição, setores pelos quais passou e medicamentos que utilizou. “O paciente terá um código de barras, ou seja, a identificação do paciente também é eletrônica, ele é identificado no momento da internação e todos os procedimentos antes de realizar qualquer medicação é verificado para saber se o código de barras do paciente confere com o código de barras do prontuário eletrônico.”

O diretor informou ainda que o Instituto do Câncer irá investir aproximadamente R$ 750 mil na compra desses equipamentos. “O retorno que ocorre em economia, facilidade de procedimentos, recursos de pessoal será rapidamente compensado. São investimentos que valem a pena, não só na produtividade do hospital, mas também em benefício do atendimento do paciente.”

Da Agência Brasil

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *