Mais do que ser perguntado, que tal também perguntar sobre a empresa que quer te contratar?

Em uma entrevista de emprego, nós, na posição de candidatos, somos mais questionados do que questionadores e geralmente ficamos reféns das perguntas do RH e do olho crítico do selecionador.

Sabemos que esse processo é importante para a empresa, para que ela nos conheça melhor e avalie se temos o perfil para trabalhar ali. Mas proponho uma inversão.

Nós não estamos num barco sem rumo como profissionais (a maioria de nós, ao menos). Sabemos exatamente para onde queremos ir. E numa entrevista de emprego, essa é a nossa chance de tentar conhecer ao máximo aquele ambiente, aquele clima, aquele propósito, aquele empregador.

Como candidatos, não devemos nunca ficar em uma posição passiva, querendo apenas convencer o selecionador de que nós nascemos para aquele emprego. Aquele emprego também tem que nos convencer.

Na sua próxima entrevista de emprego, responda todas as perguntas com sinceridade e de forma espontânea, sem decorar nada. Apenas responda. E no final das contas, pergunte ao seu entrevistador:

- Como você vê essa empresa daqui a cinco anos?

Quando essa pergunta nos é feita, o objetivo é analisar a nossa visão de futuro enquanto profissional. Mas qual é a visão de futuro da empresa aonde você quer entrar? O que será que ela pode te oferecer em cinco anos?

- Quais os pontos positivos e negativos do trabalho aqui?

Essa é a hora de ver o ponto de vista do entrevistador sobre a empresa onde ele mesmo trabalha.

- O que vocês procuram em um profissional?

Essa resposta provavelmente vai revelar muito do que eles já encontraram em profissionais anteriores – pontos positivos e negativos. E isso pode guiar você em um exame de consciência para que analise se realmente é o que eles procuram.

- O que a empresa tem a me acrescentar?

Plano de carreira, aprendizado, crescimento profissional, benefícios, salário melhor, cursos, clima tranqüilo, horário flexível, status? O que você busca? O que eles oferecem dentro da sua busca? Isso é tudo que queremos saber.

Ao agir dessa forma você demonstra interesse na empresa e passa a fazer o processo seletivo acontecer dentro de você. Ele não vem só de fora. Você deve sim selecionar onde quer trabalhar, em vez de apenas aceitar os lugares que aparecem.

Não engane, nem se deixe enganar. Com respostas concretas, a fantasia e utopia perdem grande espaço e você pode analisar fatos reais do ambiente e do tipo de trabalho. Outra coisa interessante é que poucos selecionadores estão preparados para serem questionados. Então, a resposta costuma ser mais sincera.

Avalie como você foi tratado. Te atenderam na hora? Olharam nos seus olhos enquanto falavam? Apertaram sua mão, sorriram? As pessoas com quem você cruzou o olhar pareciam simpáticas? A atenção dada à você no momento da entrevista costuma refletir um pouco do tato que a empresa tem com as pessoas.

Analise o ambiente. A sala estava organizada e limpa? Como era o clima do lugar? Leve, tenso, agitado, calmo? Visualmente falando, era um ambiente onde você gostaria de ficar a maior parte do seu dia?

Pense na localização da empresa. É perto da sua casa? Tem transporte direto? Tem boas opções de almoço? Fica em um local perigoso?

Fique atento às regras da empresa. Pode usar Orkut, MSN, YouTube? Pode ouvir música? Como é a rigidez do horário? As horas extras são ocasionais ou são regra? Quanto você se importa com essas coisas?

Depois disso tudo, não deixe de levar em conta a sua intuição. Conseguir o emprego certo é mais do que ser aprovado em um processo seletivo. É saber ter o distanciamento necessário da situação para avaliar, como pessoa e profissional, o caminho certo para você trilhar.

Do Webinsider

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *