Foto: Rodolfo Clix
Um dos grandes problemas que a internet enfrenta é o
spam. Ele é causado por pessoas que conseguem milhares de endereços eletrônicos e disparam ofertas falsas, golpes, vírus e cavalos de tróia. O pior é que talvez você ou alguém que você conhece esteja colaborando para que isso aconteça.


Mandar piadas por e-mail foi um dos usos que se tornou mais popular para o correio eletrônico. É comum que uma pessoa envie esse tipo de correio eletrônico para muitas pessoas ao mesmo tempo.

A princípio, não há mal nenhum nisso. O problema está na forma como o e-mail é enviado. Ao colocar dezenas de endereços no campo “Para”, quem envia a mensagem expõe todas essas pessoas umas às outras.

Imagine que alguém que recebe esse e-mail mande para dezenas de outros, que mandam para dezenas de outros. São milhares de endereços de e-mail sendo expostos para os spammers – que depois irão usar esses mesmos endereços para enviar golpes, vírus e cavalos de tróia.

Uma das formas de se previnir e preservar seus contatos é saber as diferenças entres cada um dos campos na hora de enviar uma mensagem. O site Life Hack oferece uma boa explicação para cada tipo de campo de e-mail:

Para:
Coloque contatos com quem você está se comunicando diretamente. Não há nada errado com uma lista de e-mails, contanto que não haja problema que cada pessoa que irá receber o e-mail possa ver o endereço dos demais destinatários.

Esse campo é mais usado quando usamos o e-mail para trabalho, para um pequeno grupo de amigos que se conhecem ou para pessoas da família. Nesses casos, não há problema que todos vem os e-mails uns dos outros.

Com cópia (CC)
A sigla surgida em inglês significa “Carbon Copy”, uma metáfora com a cópia que era feita de documentos usando papel papel carbono. Pessoas colocadas nesse campo não estão participando diretamente da conversa, mas recebem uma cópia para poder acompanhar.

Esse campo deve ser usado com cuidado, uma vez que é visível. Os endereços das pessoas que estão nesse campo são vistos por todos os que estão no próprio campo ou em “Para”. Coloque apenas endereços que podem ser vistos por outros.

Cópia Oculta (CCO, ou BCC, em inglês)
A sigla em inglês significa “Blind Carbon Copy”, ou “Cópia de Carbono Cega”. Assim como o anterior, é uma metáfora com as cópias de papel de carbono. Esse campo deve ser usado para pessoas que não devem ver outros endereços de e-mail ou não devem ser vistas pelos demais.

Coloque o seu endereço no campo “Para”, para assegurar que apenas esse endereço será visível, pois apenas esse campo é visível quando se envia mensagens usando “Cópia Oculta”.

Quando for enviar o convite para uma festa, quando nem todos se conhecem e, conseqüentemente, talvez não queiram ver seus e-mails mostrados aos demais convidados. Piadas e correntes também podem expor demais seus contatos, por isso, é recomendável que se use esse campo para mandar esse tipo de mensagem.

As correntes por e-mail são uma forma eficiente para os spammers conseguirem muitos e-mails rapidamente. Tanto que muitas delas sequer falam a verdade. Desconfie quando um e-mail disser que o MSN Messenger ou Orkut começarão a ser cobrados se o e-mail não for enviado para outras pessoas.

Normalmente são situações falsas, criadas apenas para que o maior número de pessoas mande a “corrente” e espalhe milhares de endereços de e-mail verdadeiros.

Faça sua parte
A internet tem uma característica de colaboração intensa, com comentários, sugestões, conversas por redes sociais como o Orkut, fóruns e até o próprio e-mail. Portanto, mesmo que você mande seus e-mails sem expor, se alguém que você conhece faz, seu endereço pode estar exposto.

Alerte a pessoas sobre os riscos. A maioria das pessoas não sabe que essas pequenas ações podem evitar grandes problemas.

Para mais dicas sobre como organizar seus e-mails com segurança, você também pode dar uma olhada no curso online do AcessaSP “Como usar e gerenciar seus e-mails”.

Por Felipe Lobo, do Portal AcessaSP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *